TSE monitora ameaça de greve em meio a registro de candidatos

03/07/2012 13:48

A- A+

G1

compartilhar:

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta terça-feira que está 'monitorando' a ameaça de greve de servidores da Justiça Eleitoral nesta quarta e quinta-feiras, últimos dias de registro dos candidatos às eleições municipais.

A ministra, que vem defendendo o pleito dos trabalhadores nos últimos meses, afirmou que o direito de reivindicação dos servidores 'não pode passar por cima' da premissa constitucional do acesso da população aos serviços públicos.

'A forma de lutar por esses pleitos nunca é descumprir a Constituição, que afirma que serviço público é contínuo, não pode ter paralisação', declarou a ministra.

A ministra se reuniu antes do evento com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para avaliar a situação nos Estados.

A presidente do TSE afirmou que a reunião não resultou em uma estratégia para evitar problemas nos dias que concentram o maior volume de registro de candidaturas. Ela disse que está acompanhando a situação e que só pode pensar em uma alternativa, como o alongamento do prazo de registro, caso 'se fizer necessário'.

Cármen Lúcia assinou protocolo de cooperação com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O acordo tem como objetivo promover campanhas de conscientização pelo voto limpo.

Primeira Edição © 2011