Cão com cinomose em estágio avançado é abandonado nas ruas de Maceió

Segundo protetora que fez o resgate, doença já atingiu estágios cerebral, físico e respiratória, mas com a ajuda da população há esperanças na cura

03/07/2012 06:24

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Este cãozinho da foto ao lado se chama Lupi, é poodle e foi resgatado nas ruas de Maceió por ‘anjos de animais’ que se compadeceram de seu sofrimento. “Eu havia prometido pra mim mesma e a minha família que não pegaria mais bicho algum, por já dever muito a clínica, mas eu não podia fechar os olhos para aquela situação”, disse a estudante de veterinária e protetora de animais independente, Monique Taciane.

A cinomose trata-se de vírus transmissível via respiração — a mais comum —, via conjuntiva e digestiva, por contato direto com as secreções dos olhos ou da boca do animal. Atualmente, essa doença é considerada a de mais difícil diagnóstico, pois pode ser facilmente confundida com outras enfermidades. Apenas um exame sanguíneo ela pode ser identificada. A doença pode levar o animal à morte, mas há tratamento veterinário a base de antibióticos forte.

Lupi foi encontrado na noite de sexta-feira (29) por uma amiga de Monique, que o tirou da rua para que ele ‘não morra a míngua’. Segundo a protetora Monique, ela já cuida de três animais resgatados, outro atropelado que está internado e outros com cinomose, que não podem ser internados por causa do vírus, mas a situação de Lupi não podia ser deixada de lado.

Divulgação“Eles está muito debilitado, já não tem um dos olhinhos. Não come, está com febre, com anemia, apresenta uma pneumonia intensa e está também com estomatite, por isso sua boca está cheia de aftas”, explicou Monique, que se responsabilizou por seu tratamento. “Nós o levamos ao veterinário, onde foi realizado um hemograma e constatamos: Ele foi abandonado, porque está com cinomose”, lamentou a protetora.

Segundo Monique, o caso de Lupi é muito mais complicado do que o de Lex — cãozinho resgatado na porta do Sesc Poço também com cinomose —, pois apresenta uma estágio mais avançado da doença.

“Esse animal já atingiu todos os estágios da doença, o cerebral, o físico, e o respiratório. Mas não irei desistir dele, até porque, mesmo sendo mais complicado, já encontramos um lar permanente para Lupi quando curado e esse apoio é fundamental”, ressaltou a protetora.

Divulgação

Para viabilizar o tratamento veterinário do animal, a protetora precisa da colaboração e da boa vontade da população e para isso pede a doação de medicamentos e materiais de limpeza e alimentação. Segundo Monique, os materiais necessários no momento são: vitamina C, organoneurecerebral, dipirona, enxaguante bucal sem álcool por causa das estomatites, remédio de verme, vacinas, soroglobulim, metacell, ração proplan, fígado, patê, lençol, toalhas.

Além disso, Monique e as demais protetoras já iniciaram a venda de uma rifa para custear o tratamento com o veterinário, para ajudar, basta entrar em contato com Monique pelos números (82)8815-9099 e (82) 9934-9099, ou através do email moniquetaciane@hotmail.com.

Divulgação

Para comprar a rifa, basta depositar o valor na conta:

Caixa Econômica federal
OP.: 013 – AG.: 2392
CONTA POUPANÇA: 00010820-0
CPF: 55076904487
MARIA ZULEIDE OLIVEIRA DA SILVA
 

Primeira Edição © 2011