Segue impasse sobre local para “abrigar IML” de Maceió

Em Arapiraca, a greve dos médicos legistas acabou nesta quarta-feira.

28/06/2012 06:37

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Em greve desde o dia 21, por melhores condições de trabalho e reajuste salarial, os dezesseis médicos legistas que atuam em Maceió ainda não têm onde trabalhar. A informação é do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) que descarta a possibilidade dos profissionais voltarem a atuar no antigo prédio do Instituto Médico Legal, na Praça da Faculdade.

Em entrevista ao Primeira Edição, Wellington Galvão, presidente do Sinmed, informou que uma reunião marcada para hoje (28) entre representantes da categoria e o Secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, pode apontar uma solução para o impasse.

“A gente espera que se chegue rápido a uma solução. Os médicos querem voltar ao trabalho. Só não dá mais para ser no antigo prédio. Lá realmente não dá mais”, afirmou Galvão acrescentando que uma equipe da Vigilância Sanitária deve fazer uma vistoria no Hospital Sanatório (local sugerido para funcionamento do Instituto) para verificar se, de fato, lá poderá abrigar o IML.

“Imagine só que estarão sendo levados para um hospital geral corpos em decomposição. Isso é uma fonte de contaminação e pode se tornar em um problema grave”, declarou o sindicalista.

Ainda conforme Galvão existe duas outras propostas para abrigar o Instituto Médico Legal de Maceió. Uma delas seria o Instituto funcionar no Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A outra, em um prédio próximo ao CCBI – Centro de Ciências Biológicas. No entanto, para o médico, nenhuma delas atende as necessidades dos profissionais que querem condições salubres e segurança para a realização das necropsias.

Fim da greve em Arapiraca

A promessa da criação de um plano de carreira para a categoria pôs fim a greve dos médicos legistas em Arapiraca nesta quarta-feira, 27. Os profissionais decidiram pelo fim do movimento após reunião com o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages. Segundo o Sinmed, além da criação de um plano de carreira, o governo prometeu algumas melhorias no IML de Arapiraca.
 

Primeira Edição © 2011