Petistas rejeitam aliança com Maluf

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostrou que 64% dos eleitores que preferem o PT não aprovam o apoio do deputado do PP

27/06/2012 05:12

A- A+

Band

compartilhar:

A aliança firmada entre PT e o deputado Paulo Maluf (PP) não é aprovada pela maioria dos eleitores em São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira. Entre os eleitores que se afirmam petistas, a reprovação chega a 64%.

Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados afirmaram que não votariam em um candidato que tem o apoio de Maluf, como é o caso do pré-candidato petista Fernando Haddad. Outros 12% seguiriam sua indicação, e 26% seriam indiferentes.

Essa é a primeira pesquisa feita após o anúncio da aliança firmada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Maluf. A aliança foi marcada por uma foto com os dois parlamentares junto com Haddad, que foi motivo de polêmica na capital.

Lula

O Datafolha também mediu a popularidade da deputada federal Luiz Erundina, após sua desistência de ser vice de Haddad, em protesto contra a aliança. Segundo o levantamento, 67% dos eleitores afirmaram que ela “agiu bem”. Outros 17% foram contra a atitude e 16% não opinaram.

A influência de Lula também teve queda, segundo o levantamento. Ao todo, 36% dos eleitores dizem que o apoio ao ex-presidente seria levado em conta para escolher um candidato. Em janeiro, o índice era de 49%.

Eleições em São Paulo

O levantamento feito pelo Datafolha mostra que o cenário geral da eleição permanece estável. O candidato do PSDB, José Serra, permanece à frente da disputa para a prefeitura da capital. Ele aparece com 31% das intenções de voto.
Em seguida vem o candidato do PRB, Celso Russomanno, que tem 24% das intenções de voto. Russomanno segue em crescimento, segundo a pesquisa. Em janeiro ele tinha 17%.

Haddad, que vinha com uma trajetória de alta, osculou dois pontos para baixo e continua em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. A candidata do PPS, Soninha Francine; Gabriel Chalita (PMDB) e Netinho de Paula (PC do B) aparecem com o mesmo percentual. Netinho, no entanto, deixou a disputa na segunda-feira.

Os candidatos Paulinho da Força (PDT) e Carlos Giannazi (PSOL) aparecem com 3% e 1% respectivamente. Eleitores que afirmaram que pretendem votar branco ou nulo somam 11%. Outros 5% não opinaram.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de maio. Segundo o Datafolha, 1.081 eleitores foram ouvidos em São Paulo. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), sob o número 87/2012. 

Primeira Edição © 2011