Com avanços sutis, iOS 6 dá controle maior de privacidade

27/06/2012 05:17

A- A+

Jornal Floripa

compartilhar:

A Apple aumentou os controles de privacidade no iOS 6, nova versão do sistema para iPad, iPhone e iPod touch que será lançada oficialmente entre setembro e dezembro.

No iOS 6, os aplicativos precisam pedir autorização ao usuário para ter acesso a sua localização, seus contatos, seus calendários, seus lembretes e suas fotos.

Nas configurações gerais do sistema, é possível ver quais programas têm acesso a quais informações e revogar as autorizações a qualquer momento.

O objetivo das novas medidas é tentar evitar escândalos como o protagonizado pela rede social Path em fevereiro -sem que os usuários do aplicativo para iOS soubessem, sua lista de contatos era copiada e armazenada nos servidores da empresa.

Outra novidade do iOS 6 é a integração profunda com o Facebook, que funciona bem já na primeira versão beta (de testes) do sistema, restrita a desenvolvedores. A reportagem testou-a no novo iPad. A segunda versão beta foi lançada nesta segunda-feira (25).

Com a integração com o Facebook, informações e fotos dos perfis são agregadas aos contatos do aparelho, e é possível postar na rede social a partir da barra de notificações.

Antes restrito ao iPhone 4S, o assistente pessoal Siri chega ao novo iPad e passa a responder a perguntas sobre filmes e esportes no iOS 6.

Não espere, porém, que ele lhe conte sobre o triunfo do Corinthians sobre o Santos na Libertadores: além de ainda não entender português, o Siri não dá informações sobre esportes brasileiros.

Apesar de não ser revolucionária, a nova versão do iOS traz melhorias importantes, como a navegação GPS curva a curva no novo aplicativo de mapas.

Mas falta ainda aprimorar o sistema multitarefa, que poderia mostrar miniaturas dos programas abertos em vez de apenas seus ícones.

Também seria bem-vinda no sistema da Apple a implantação de algo como os "widgets" do Android e os "tiles" do Windows Phone, que exibem informações atualizadas dos programas sem que seja preciso abri-los.

Primeira Edição © 2011