Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais passa a atender no Hospital Helvio Auto

A partir de 2 de julho, portadores de imunodeficiência podem adquirir os medicamentos no novo endereço

27/06/2012 14:53

A- A+

Ascom - Sesau

compartilhar:

Os portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou exposição a situações de risco, que são atendidos pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), devem ficar atentos ao novo endereço da unidade. A partir da próxima segunda-feira (2), o centro passa a funcionar no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), situado à Rua Cônego Fernando Lyra, s/n, no Trapiche da Barra. Anteriormente, o CRIE funcionava no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA/UFAL).

O CRIE tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos imunobiológicos especiais para prevenção das doenças que são objeto do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, garante os mecanismos necessários para investigação, acompanhamento e elucidação dos casos de eventos adversos graves e/ou inusitados associados temporalmente às aplicações de imunobiológicos.

De acordo com Juliana Nunes, responsável técnica pela Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação e o CRIE da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), as indicações para os imunobiológicos especiais estão normatizadas na 3ª edição do Manual dos CRIEs, do Ministério da Saúde, que aborda os procedimentos para obter as vacinas.

“Para adquirir as vacinas, o paciente deve ser atendido por médico, na rede pública de atendimento à saúde ou na rede particular de atendimento. O médico responsável pela assistência ao paciente deverá elaborar um pequeno relatório, contendo o diagnóstico da doença (CID), e breve histórico da patologia, no seu próprio receituário médico”, esclareceu Juliana Nunes.

Segundo a técnica, somente com o relatório em mãos, assim como exames como os de laboratório, raios X e outros, o paciente deve se dirigir a unidade do CRIE para consulta e administração das vacinas que não são contempladas pelo calendário de rotina e lá são disponibilizadas, a exemplo de hepatite A, varicela, pólio inativada e DTP acelular. As vacinas atendem pacientes com asma, hepatite crônica, nefropatia crônica, fibrose sística, bronquite crônica, doença pulmonar crônica, síndrome de down, hemofílicos, transplantados, além das demais doenças neurológicas e crônicas.

CRIE – Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais foram implantados de forma gradativa no ano de 1993. No ano de 2002, todas as 27 Unidades Federativas do Brasil já contavam com ao menos uma unidade de vacinação do CRIE. A Portaria nº 48, de 28 de julho de 2004, institui as diretrizes gerais para o funcionamento do CRIE.

Em Alagoas, o CRIE realiza consulta em caso de evento adverso e avalia as indicações clínicas a partir do que o Ministério da Saúde disponibiliza para os pacientes. A unidade conta com infectologista, pediatra, enfermeira e técnico de enfermagem. Funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta. Mais informações: 3315.2983.

Primeira Edição © 2011