Twitter tem papel fundamental na entrega da revisão do Mensalão

Para o estrategista de marketing digital Gabriel Rossi, brasileiro demonstrou poder de pressão e maturidade das redes sociais

26/06/2012 14:05

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Trending Topic do Twitter caiu nesta terça-feira, 26 de junho, no colo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Com a hashtag #EntregaLewandowski, a rede social na internet mostrou sua força e contribuiu como forma de pressão para que o relator da revisão processo do Mensalão no STF finalizasse seu trabalho. É o que afirma o estrategista em marketing digital Gabriel Rossi.

Para que o julgamento do caso tivesse início em 1 de agosto o ministro deveria ter entregue suas considerações finais ontem, dia 25. “Este atraso caiu como uma bomba e o cidadão brasileiro, hoje muito mais politizado, usou as redes sociais, principalmente o Twitter, para protestar e pressionar. E a pressão deu resultado”, analisa Rossi. Na tarde desta terça-feira o ministro concluiu seu trabalho e a revisão do processo do mensalão já foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, o que pode propiciar a manutenção do início do julgamento para 1 de agosto.

Para Rossi, a intensa manifestação via twitter demonstra a maturidade dos brasileiros em utilizar as redes sociais como forma de contestação e de pressão às autoridades. “Hoje o cidadão não só está informado 24 horas por dia, mas também usa este mecanismo para opinar em tempo real e, ainda, com a expectativa de ter o retorno das instituições, públicas ou privadas”.

O especialista lembra que ao diferentemente do que ocorria há alguns anos, quando as pessoas saiam às ruas para se manifestar, hoje isso pode ser feito com muita rapidez em frente ao computador de casa ou do escritório. “A rapidez que se dissemina uma hashtag e o perfil dos internautas que a divulgam são mecanismos de avaliação para uma instituição ou a pessoa alvo dos posts e comentários. Hoje as redes sociais comprovaram o importante papel que possuem no processo de combate à corrupção e de legitimidade da democracia”.

Primeira Edição © 2011