Ministério da Justiça inicia em Alagoas programa federal para reduzir crime

Ministro José Eduardo Cardozo e o governador Teotônio Vilela assinam o acordo de cooperação do programa Brasil Mais Seguro em solenidade no Centro de Convenções.

26/06/2012 15:55

A- A+

Ascom/MJ

compartilhar:

Será lançado, nesta quarta-feira (27/6), em Maceió, o Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Trata-se do piloto do programa federal para enfrentar a criminalidade e a impunidade. O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.
 Às 8 horas e 30 minutos, o ministro José Eduardo Cardozo e o governador Teotônio Vilela assinam o acordo de cooperação do programa Brasil Mais Seguro em solenidade no Centro de Convenções.

O governo federal investirá cerca de R$ 25 milhões em Alagoas. Os recursos federais se destinam ao sistema de Justiça, às Polícias Federal e Rodoviária Federal que atuam no Estado, à aquisição de equipamentos, à capacitação e ao aperfeiçoamento da polícia técnica, além de instalação de bases fixas e móveis de videomonitoramento.
 Pelo estado, haverá abertura de concurso na área de segurança para as Polícias Civil e Militar e a criação de um departamento especializado para investigação de homicídios, dentro da Polícia Civil. Será fortalecido o projeto de bonificação aos policiais que apreenderem armas.

A parceria também prevê o reforço da atuação da Força Nacional de Segurança Pública no fortalecimento da perícia criminal e no monitoramento das áreas de maiores índices de criminalidade.

A implantação do Brasil Mais Seguro começa em Alagoas porque é onde se registra o maior índice de homicídios do país: acima de 65 para cada cem mil habitantes. Os resultados alcançados pelo estado serão avaliados periodicamente e as ações poderão ser adaptadas de acordo com a necessidade.

Programação

8h30: Assinatura de acordo de cooperação do governo federal com Alagoas para o Programa Brasil Mais Seguro
Local: Teatro Gustavo Leite do Centro de Convenções de Maceió (Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá)

10h: Destruição de armas de fogo apreendidas
Local: Estacionamento do Centro de Convenções de Maceió (Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá)

10h30: Visita à Tenda da Cidadania no bairro do Jacintinho, Maceió
Local: Base Comunitária de Segurança Praça Mário Jambo

12h: Inauguração das novas instalações da Delegacia de Homicídios
Local: Rua da Alegria, Centro (200 metros próximo ao Palácio)  

Primeira Edição © 2011