Laçamento do Plano de Segurança é comentado na ALE

Deputado afirma que Maceió e Arapiraca serão foco no início da implantação do plano, que visa combater a violência no Estado

26/06/2012 16:16

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

O deputado estadual Judson Cabral (PT), utilizou a bancada da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde desta terça-feira (26), para comentar sobre o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, que acontece nesta quarta-feira (27), com a presença do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo.

De acordo com Cabral, Alagoas foi escolhido para o lançamento do Plano por conta dos altos índices de violência que o Estado apresenta. “Maceió e Arapiraca detém 53% dos índices de violência do Estado”, destacou o parlamentar, afirmando que as cidades serão focos no início da implantação do programa.

O parlamentar também sugeriu que seja criada na ALE uma comissão para acompanhar as ações do plano, já que o órgão é fiscalizador. O colega de partido, Ronaldo Medeiros, acatou a sugestão.

Ainda segundo Judson Cabral, com o plano, o Estado contará com reforço da Polícia Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, além das polícias Civil e Militar. Uma das previsões para o início dos trabalhos, é o cumprimento de cerca de três mil mandados de prisão, com reforço de helicópteros, vídeo câmeras, armas e veículos.

“Fazem parte desse processo de combate à violência a valorização da Polícia Civil, a liderança do Comando da Polícia Militar, além da melhoria das condições de trabalho para profissionais do IML e Perícia”, afirmou o deputado.

Em parte, o deputado Ricardo Nezinho (PMDB), lamentou o fato de os parlamentares não terem sido convidados para participar do lançamento e apresentar sugestões. “Sugiro, por exemplo, que seja construído um Instituto de Criminalística em Arapiraca, para atender as regiões do Agreste e Sertão”.
 

Primeira Edição © 2011