São João do Tabuleiro leva multidão a dançar forró

25/06/2012 11:46

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Nem mesmo a chuva forte que caiu sobre Maceió durante todo este domingo (24) desanimou os forrozeiros de plantão da parte alta da cidade. No segundo dia do São João do Instituto Galba Novaes da Castro a noite foi esquentada com mais uma etapa do concurso de quadrilhas e com a apresentação das bandas Deixa de Brincadeira e Face Nova. A festa, que foi realizada na Praça do Osman Loureiro e levou cerca de dez mil pessoas a cair no forró, conta com o apoio da Prefeitura de Maceió.

            Iniciando as apresentações da noite, a quadrilha Explosão Nordestina, da Barra de São Miguel, deu um show de magia e agilidade com a homenagem feita à história em quadrinhos, Mandrake, o mágico, criada pelo escritor norte-americano Lee Falk. Já a quadrilha Styllosshow, de Rio Largo, fez menção às belezas naturais de Maceió com o tema “Do interior à capitá, Maceió é litorá” levando a equipe a cantar e dançar músicas famosas que falam da capital alagoana, em ritmo de forró.

Enaltecendo a cultura e o povo do Nordeste, a terceira quadrilha a se apresentar foi a Amor Junino, do Vergel do Lago, Maceió, que trouxe o tema “A realeza Nordestina”, mostrando as principais riquezas da região que a faz ser soberana a qualquer realeza mundial. Para finalizar a noite, a quadrilha Amanhecer no Sertão, do Benedito Bentes, Maceió, levou 64 dançarinos a encenar, ao som de muito forró e arrastapé, a união de duas culturas. A equipe disputa o concurso com o tema “Música, dança, fogo e paixão... A magia e o encanto cigano têm tudo a ver com o São João”.

Público

Além da apresentação das quadrilhas e das bandas que animaram a festa, o público presente pôde desfrutar de uma estrutura confortável e segura, como também de barraquinhas com comidas típicas e bebidas. A organização do evento contratou 150 homens para realizar a segurança das pessoas do local e montou uma estrutura fechada com arquibancadas, banheiros químicos e tendas para proteção da chuva. Além da segurança terceirizada, o público ainda contou com a presença de homens da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que organizaram o trânsito na região onde o evento foi realizado.

Quem ganhou com o investimento feito foram os moradores da localidade que apreciaram o evento. A técnica em enfermagem Izabel de Andrades Pontes, de 47 anos, falou da satisfação em poder participar da festa. Ela é moradora do Benedito Bentes e levou toda a família para aproveitar os festejos juninos.

“Minha filha dança quadrilha e, sempre que possível, eu a acompanho nas apresentações e levo toda família. Hoje, inclusive, trouxe minha sobrinha de um ano, Maria Nicole, que ainda está aprendendo as primeiras palavras, mas já fala ‘quadrilha’. Já conheço o São João do Instituto Galba Novaes de Castro e este ano a estrutura está ainda melhor” – contou Izabel.

A técnica em enfermagem ainda falou da importância de descentralizar os festejos juninos da capital. “Muita gente não tem possibilidade de se locomover até a parte baixa da cidade e se não fosse esse evento passaria todo o São João em casa. É muito satisfatório ver que a instituição, junto com a prefeitura, está levando oportunidade de lazer para próximo da população” – concluiu. 

Primeira Edição © 2011