Nutricionista alerta sobre alimentos que ajudam no sistema imunológico

25/06/2012 15:09

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Todo mundo sabe que, com a chegada do inverno e mudança de clima, a onda de gripes e viroses aumenta entre a população. Mas, o que poucas pessoas sabem é que existem alimentos ricos em nutrientes que ajudam a manter o corpo longe destas e outras doenças, sem muito esforço.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Larissa Albuquerque, o sistema imunológico deficiente está diretamente ligado ao aparecimento de algumas doenças. Segundo ela, a água é o principal líquido que ajuda a deixá-lo em dia.

“A água é o responsável pelo bom funcionamento do nosso corpo. Para que tudo funcione bem é preciso de água. Para se ter ideia, aguentamos ficar mais tempo sem comer do que sem ingerir água. Sem ela, morremos muito rápido. A água é peça fundamental”, afirmou.

Além da água, a nutricionista lembra que altas quantidades de gordura e açúcar podem prejudicar a imunidade e que a magreza e a obesidade podem estar associadas a um sistema imunológico debilitado.

Entre os alimentos que devem ser ingeridos para manter a saúde e a imunidade em dia, Larissa indica o consumo de cenoura, manga, mamão, laranja, melão e vegetais verdes como couve, rúcula e mostarda. “Os vegetais têm betaglucano, que ajuda no quesito imunidade. É preciso consumir vegetais, hortaliças e frutas, pois eles promovem as reações imunológicas”, explica a nutricionista.

Ela lembra, ainda, de outros pontos fundamentais para uma boa alimentação. “Existem os sais que são fenológicos e importantes para a imunidade. Temos também o trigo, que é rico em sacarídeo e os ricos em Omega 3”, observa Larrisa.

Outros alimentos como a castanha do Brasil, que é rica em magnésio e selênio, além de peixe, atum e sardinha, que são ricos em ômega 3, também são importantes para o bem-estar do corpo. “Salmão, atum e sardinha são ricos em Omega 3. Mas, é possível encontrar também no azeite e oliva extravirgem e na canola”. Larissa explica, ainda, que o corpo precisa de 44 tipos de nutrientes para estar completamente nutrido. “Tudo o que a gente tem são doenças nutricionais e falta de micronutrientes. Cabelo ressecado, pele ressecada, tudo isso nada mais é do que falta de nutrientes”, finaliza Larissa.

Primeira Edição © 2011