Estaleiro Eisa| Teotonio Vilela vai recorrer da decisão do Ibama

Para governador, empreendimento é garantia de desenvolvimento econômico

25/06/2012 14:39

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (25), que vai recorrer da decisão do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vetou a licença de implantação do estaleiro Eisa Alagoas S. A., que seria construído no Pontal de Coruripe, localizado no Litoral Norte do estado.

Vilela afirma que a vinda do estaleiro para Alagoas significa desenvolvimento e crescimento econômico para o estado, porém, os técnicos do Ibama consideram o local escolhido para a construção como “não ambientalmente viável para a instalação do empreendimento”. (Leia sobre o assunto)

Todos os profissionais do Ibama envolvidos na avaliação, são de Brasília.

Deputado critica Ibama
Durante sessão na Câmara Federal desta tarde, o deputado João Caldas (PSDB), criticou a decisão do Ibama. “O Ibama não vê a pesca predatória, a caça predatória, os rios que estão morrendo em Alagoas, o São Francisco. O que está acabando com Alagoas o Ibama não vê”, criticou. 

Para Caldas, a construção do estaleiro seria a redenção de Alagoas. “Queremos oportunidades para compensar a desigualdade com Pernambuco, que teve o seu estaleiro aprovado. Nós temos competência, capacidade técnica e engenharia para receber o estaleiro. Queremos preservar e fazer compensações”, disse o deputado. 

João Caldas disse ainda que o governo precisa mobilizar a Assembleia Legislativa de Alagoas, prefeitos, vereadores, sociedade civil e a imprensa para pressionar o Ibama. 

 

Primeira Edição © 2011