Começa nesta segunda-feira (25) a distribuição de 87 mil camisinhas femininas em Alagoas

Segundo a Sesau, nos últimos 25 anos, a Aids já vitimou 1.157 alagoanas

25/06/2012 06:45

A- A+

Redação com Ascom/ Sesau

compartilhar:

Nesta segunda-feira (25) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a distribuição de 87 mil camisinhas femininas. O objetivo é frear o aumento dos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Segundo o órgão, nos últimos 25 anos, a Aids já vitimou 1.157 alagoanas.

O material foi adquirido pelo Ministério da Saúde (MS) e vieram diretamente da Malásia. Do total, 32 mil foram destinadas a Maceió e as 55 mil restantes serão entregues aos 101 municípios restantes, segundo cronograma estabelecido pelo Programa Estadual de DSTs/Aids. Para disponibilizá-las em suas unidades, as Secretarias Municipais de Saúde devem solicitá-las no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).

Como utilizar a camisinha feminina – A coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Fátima Rodrigues, esclareceu que a camisinha feminina chegou ao Brasil em 1997, deve ser introduzida na vagina antes das preliminares e que o parceiro deve ajudar a mulher. “Primeiro a camisinha deve ser retirada da embalagem e a mulher deve segurar a argola interna com o polegar e o dedo indicador. Em seguida, a argola interna deve ser apertada e introduzida na vagina. Posteriormente, utilizando o dedo indicador, a mulher deve verificar se a argola interna está fixada no fundo da vagina”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, “a argola externa deve ficar para fora da vagina e, no momento da penetração, ela deve ser segurada com uma das mãos. Depois da ejaculação, a argola externa deve ser torcida e retirada da vagina, sendo jogada no lixo e jamais reutilizada”, salientou Fátima Rodrigues, ao acrescentar que, de 1986 a junho de 2010, foram diagnosticados e notificados 3.615 casos e 1.137 óbitos por Aids, com uma taxa de incidência de Alagoas correspondente a 9,4 /100.000 habitantes.


 

Primeira Edição © 2011