Anticoncepcional masculino em gel obtém bons resultados em testes

Cerca de 89% dos homens testados tiveram redução de espermatozoides. Combinação de hormônios tem menos efeitos colaterais que opções atuais.

25/06/2012 13:45

A- A+

G1

compartilhar:

Cientistas de um instituto de pesquisas americano conseguiram bons resultados nos testes de um novo gel anticoncepcional para homens, segundo estudo apresentado em um congresso anual de endocrinologia no domingo (24).

A busca por um contraceptivo masculino envolve diversos grupos de pesquisa no mundo. Atualmente, a melhor opção disponível no mercado para os homens é a vasectomia – que é um procedimento cirúrgico irreversível na maioria dos casos.

O gel apresentado pelos médicos do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles combina dois tipos de hormônios para inibir a produção de espermatozoides. Um deles é a testosterona, o hormônio masculino. O outro é chamado de “nestorone”, uma variação sintética do hormônio feminino progesterona.

Entre os homens que participaram dos testes, 89% apresentaram redução na contagem de espermatozoides a níveis considerados de baixo risco para a fecundação.
O gel pode ser aplicado na pele e tem efeito reversível – ou seja, a fertilidade é restaurada quando ele para de ser usado. E o hormônio sintético não causa efeitos colaterais como acne e alterações no colesterol.

A novidade continua em testes e não há previsão de quando, e se, ela vai chegar ao mercado.

Primeira Edição © 2011