Raio X da festa junina

Conheça os nutrientes que compõem os pratos típicos de São João e saiba quantas calorias você vai consumir na festa

23/06/2012 07:28

A- A+

iG

compartilhar:

As comidas de festa junina são cheias de calorias, mas também contêm nutrientes importantes para o corpo. As nutricionistas Kátia Terumi Rodrigues, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, e Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, selecionaram os principais pratos oferecidos nas festas em homenagem a São João e destacaram as principais funções nutritivas dos ingredientes que os compõem.

Vale lembrar: quem tem diabetes e qualquer alergia ou intolerância alimentar deve ficar atento aos preparos, pois muitos pratos são ricos em ingredientes como açúcar, gorduras, leite e amendoim.

Para quem quer controlar as calorias ingeridas, as duas nutricionistas sugerem fazer o prato trocando os ingredientes “gordos” por versões alternativas com menos gorduras e açúcar.

Em relação às bebidas, Flávia Morais dá a dica: “Se der, opte pelo quentão ou vinho quente sem álcool, para aproveitar os benefícios da uva, do gengibre e da canela, evitando os efeitos colaterais do consumo alcoólico”.

Primeira Edição © 2011