Grupo utiliza 'cães terapeutas' para ajudar pessoas especiais

O Focinhos Terapeutas utilizam os animais que foram resgatados pelo Neafa na terapia com idosos, crianças, obesos, gestantes e deficientes

22/06/2012 12:54

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Animais retirados da rua estão ajudando no tratamento dos chamados grupos especiais, como idosos, obesos, gestantes, crianças, pessoas com câncer, com deficiência física, mental ou motora. Quem explica sobre o assunto são a professora de Educação Física e bióloga, Maja Kraguljac, e o fisioterapeuta e professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Kildare Cardoso.

Ela é coordenadora e ele o diretor do Focinhos Terapeutas, um projeto de extensão do curso de Educação Física do Cesmac, que já virou pesquisa e está se transformando em uma ONG. A proposta trabalhar com estes grupos especiais, levando até essas pessoas a chamada terapia assistida por animais. “Na terapia nós trabalhamos com animais que passam por adestramento específico para terapia animal e são acompanhados obrigatoriamente por pessoas da área da saúde”, explicou Maja.

O Focinhos Terapeutas é formado por voluntários, sendo três estudantes de Educação Física, Rafael Pedri, Luana Kaline, Yana Queiroz, três estudantes de Medicina Veterinária, Aline Melo, Riclayne Barbosa e Lucas Fittpaldi, que também está se formando em Psicologia, além de uma estagiária do curso de enfermagem, Laisa Bandeira.

“Atualmente estamos trabalhando com crianças autistas da AMA [Associação das Mães Amigas dos Autistas], e atendemos uma vez por semana, sete crianças entre três e dez anos. Também vamos uma vez por semana ao Lar Francisco de Assis e atendemos 70 idosos. No curso de Nutrição do Cesmac, nós atendemos um grupo de obesos e na clínica de Fisioterapia da instituição, atendemos pessoas com deficiência motora e mental, também uma vez por semana”, contou a coordenadora do Focinhos Terapeutas.

Maja disse ainda que a equipe pretende levar a terapia animal a um grupo de apoio ao câncer. “A nossa ideia é conscientizar as pessoas de que cães que vieram da rua podem fazer bem. A nossa mascote, Solara, foi adotada depois de passar um ano na rua, estava prenha de sete filhotes, quase morreu no parto e hoje está aí, como terapeuta animal”, conta.

Os animais do Focinhos Terapeutas foram todos resgatados da rua pelo Neafa e adotados por famílias, que fazem a doação para o grupo terapêutico utiliza-los nos trabalhos. No caso, o grupo de terapia não adota o animal, os donos “emprestam” os bichos para que sejam realizados os tr4abalhos com os grupos especiais e depois os cães voltam para as suas casas.

O Focinhos Terapeutas trabalham somente com cães, que, segundo Maja, são mais fáceis de serem adestrados. “Além da Solara, temos a Saurita, Lúmen, Matcho, Inpy e Vitória como terapeutas animais. Mas queremos expandir nosso trabalho com gatos e coelhos”.

As pessoas interessadas em se tornarem voluntárias do grupo podem acessar o site www.focinhosterapeutas.com.br ou entrar em contato pelo número 9696-0160. “As pessoas podem ser voluntárias ou oferecer o cão como voluntário. Nossa intenção também é mostrar as instituições com as quais trabalhamos para que as pessoas também possam ajudar, principalmente com doações”.
 

Primeira Edição © 2011