Hemoal realiza coleta externa de sangue no Centro de Maceió

Até as 16 horas desta quinta-feira (21) a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará no Calçadão do Comércio

21/06/2012 07:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Até as 16 horas desta quinta-feira (21) a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A ação, que visa aumentar o estoque de sangue do órgão, representa mais uma ação da Campanha de Doação Junina, que teve início na última segunda-feira (18) e acontece até está sexta-feira (22).

Para se candidatar à doação de sangue o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve estar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

Unidades centrais – Mas caso os voluntários não possam comparecer ao Centro de Maceió, podem se dirigir até o Hemoal Trapiche, que funciona até de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Os voluntários também podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Primeira Edição © 2011