Hemoal e Hemoar encerram nesta sexta-feira Campanha de Doação de Sangue Junina

21/06/2012 13:33

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Campanha de Doação de Sangue Junina dos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) será encerrada nesta sexta-feira (22). A ação, que foi iniciada na última segunda-feira (18), tem o objetivo de estabilizar o estoque de sangue para atender as transfusões durante os festejos de São João e São Pedro.

Com a campanha, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas espera dispor de sangue e hemocomponentes para atender as vítimas dos acidentes de trânsito, da violência e os queimados durante o período junino. Situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), ambos em Maceió, e também na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

As doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche. Os voluntários também podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende das 8h até 11h. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar. O órgão funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, e está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Quem pode doar – O candidato à doação deve estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado.

Primeira Edição © 2011