Dólar fecha em alta com decisão do BC dos EUA

20/06/2012 15:14

A- A+

Folha.com

compartilhar:

A instabilidade foi grande no mercado de câmbio nesta quarta-feira e o rumo do mercado se definiu, apenas, após as 16 horas. O dólar comercial terminou o dia com alta de 0,25%, a R$ 2,033 na venda.

O assunto do dia nos mercados foi a reunião do Federal Reserve (Fed), banco central americano. Conforme as expectativas, a operação Twist foi prorrogada. O programa que busca reduzir os juros de longo prazo, que acabaria no fim do mês, foi estendido até o fim do ano.

Essa ação do Fed foi acompanhada por uma piora nas projeções de crescimento e desemprego para o ano. Em sua entrevista coletiva, o presidente do Fed, Ben Bernanke, voltou a dizer que está pronto para atuar e indicou que o comportamento do mercado de trabalho vai determinar os próximos passos.

Segundo o vice-presidente de tesouraria do Banco WestLB, Ures Folchini, como a ação do Fed veio em linha com o esperado, o mercado tem essa reação mais tímida. Vale lembrar que desde a semana passada, o tom era positivo para os ativos de risco conforme crescia a expectativa de alguma ação do banco central americano.

Os economistas do Wells Fargo Securities apontam que o Fed optou por estender a operação Twist em função da possibilidade de que mais estímulo seja necessário caso a crise na zona do euro piore ainda mais. É como se o BC americano tivesse comprado tempo. Ele atende à pressão de mercado por alguma ação, mas não gasta muita munição.

Com isso pode esperar para ver o desenrolar da crise na zona do euro e o comportamento dos dados de atividade da economia americana. Na avaliação de Folchini, o comportamento do real hoje está bem alinhado com o restante do mercado de moedas.

No câmbio externo, o Dollar Index, que mede o desempenho da divisa americana ante uma cesta de moedas, subiu 0,11%, a 81,50 pontos. O euro tomou força no fim do dia e subiu 0,13%, a US$ 1,27. Entre as moedas emergentes, o dólar australiano, o dólar canadense, o peso mexicano e o rand sul-africano também perderam para o dólar.

Primeira Edição © 2011