Dilma pede ambição nos compromissos a serem fechados na Rio+20

Em seu discurso oficial no primeiro dia dos encontros de chefes de Estado na Rio+20, a presidente Dilma Rousseff falou à conferência e defendeu que os países têm de ser ambiciosos nos compromissos assumidos na Eco-92.

20/06/2012 14:21

A- A+

R7

compartilhar:

Em seu discurso oficial no primeiro dia dos encontros de chefes de Estado na Rio+20, a presidente Dilma Rousseff falou à conferência e defendeu que os países têm de ser ambiciosos nos compromissos assumidos na Eco-92, mas que é preciso avançar sobre essas propostas.

- Temos de ser ambiciosos. O texto que representa o consenso entre países aqui presentes é o resultado de grande esforço de conciliação e aproximação de posições para avançar no sentido do futuro. Somos governantes desse planeta. Pelas nossas mãos passam decisões políticas que impactam o crescimento. Temos responsabilidade perante a história e perante nossos povos. Temos o compromisso com a vida, o bem estar das pessoas, de milhões de homens e mulheres que habitam esse planeta.

Dilma lembrou que a ida de indústrias mais poluentes para do hemisfério norte para o sul pesou para os países em desenvolvimento e que compromissos, como o protocolo de Kioto, ainda estão longe de serem cumpridos pelos países.

- A transferência de indústrias mais poluentes do norte para o sul do mundo deixou uma pesada carga para países em desenvolmento. A promessa de ajuda para esses países ainda não se materializou, apesar do esforço das nações. Os compromissões do protocolo de Kioto não foram atingidos. O princípio fundamental das responsabilidades comuns têm sido muitas vezes recusados na prática, sem eles não há construção de um mundo mais justo, no qual o ser humano é o centro de nossas preocupações. 

Primeira Edição © 2011