Advogado de Mubarak nega sua morte clínica

Ex-ditador do Egito estaria em coma após trombose, segundo fontes médicas

20/06/2012 06:02

A- A+

iG

compartilhar:

O advogado do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, Farid el Dib, disse nesta quarta-feira à Agência Efe que o estado de saúde do ex-mandatário melhorou, depois de ter sido intensificado seu tratamento ontem à noite, negando assim a sua morte clínica.

"O tratamento teve êxito", explicou Dib, depois da piora do quadro de Mubarak, de 84 anos, que, segundo o advogado, sofreu ontem uma trombose cerebral e um ataque cardíaco. Dib não quis especificar se o ex-chefe de Estado se encontra atualmente consciente ou inconsciente.

Durante as últimas horas, circularam notícias contraditórias sobre o estado de saúde do ex-presidente, que ontem foi levado do hospital da prisão de Tora, onde cumpre a condenação de prisão perpétua por sua cumplicidade na morte de manifestantes, a um centro médico militar no bairro de Maadi, também no Cairo.

A agência de notícias estatal egípcia "Mena" informou ontem à noite, citando fontes médicas, que Mubarak estava clinicamente morto. Segundo essas fontes, o coração do ex-presidente parou depois de terem fracassado os esforços para reanimá-lo.

O correspondente da televisão estatal egípcia no hospital militar de Maadi assegurou hoje que Mubarak segue vivo, embora seu estado seja grave. Mubarak foi encarcerado em Tora em 2 de junho, após ser condenado à prisão perpétua por sua cumplicidade na morte de manifestantes durante as revoltas que levaram a sua renúncia, em fevereiro de 2011.

Desde seu ingresso na prisão, a saúde de Mubarak começou a deteriorar-se, e durante seus 17 dias em Tora teve de ser atendido de emergência em várias ocasiões.

Estado de saúde

Mubarak se encontra em coma desde a noite de ontem, após sofrer uma trombose, segundo fontes médicas que o acompanharam em sua transferência do hospital da prisão de Tora a um centro médico do Exército, também no Cairo.

As fontes explicaram que o ex-mandatário, de 84 anos, ainda está em coma porque os médicos não conseguiram dissolver o coágulo existente em seu cérebro, e não descartaram uma cirurgia a qualquer momento para extraí-lo. Segundo as fontes, Mubarak foi transferido ontem do hospital militar de Maadi, no Cairo, porque o centro médico da prisão de Tora, no sul da capital, não dispunha do equipamento necessário para tratar uma trombose.

O Ministério da Saúde deverá publicar em breve um comunicado sobre a situação do ex-mandatário. O correspondente da televisão estatal egípcia no hospital militar de Maadi assegurou hoje que Mubarak está inconsciente e respira com a ajuda de aparelhos. O advogado do ex-presidente, Farid el Dib, disse nesta quarta-feira à Agência Efe que o estado de Mubarak melhorou, depois de ter sido intensificado seu tratamento ontem à noite, negando assim a sua morte clínica.

Primeira Edição © 2011