Santo André entrará com pedido e Série D deve começar

CBF ainda discute forma de iniciar a Série C do Brasileiro mesmo sem solução em relação ao Treze, que permanece com ação na Justiça comum

19/06/2012 13:59

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:


A CBF ainda não concluiu se é possível iniciar a Série C por conta das ações do Treze, mas é quase certo que a Série D possa começar de imediato. O Santo André, autor do mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que interrompeu as duas competições, entrará na tarde desta terça-feira com um pedido de anulação para que se possa iniciar o torneio. Tudo passará a depender de um despacho do presidente do tribunal, Rubens Approbato, e de um parecer do procurador-geral Paulo Schmitt, que já se mostrou favorável à anulação do mandado.

Informações não oficiais dão conta de que a CBF trabalha com duas opções: ou inicia o campeonato neste fim de semana a partir da quinta rodada, encaixando os jogos que não aconteceram sem alterar a data final da competição, ou começa a Série D a partir da primeira rodada, prorrogando as datas do encerramento do torneio. De acordo com a assessoria da entidade, uma posição pode sair ainda nesta terça-feira no site oficial.

- Não sei se será possível iniciar a Série C agora. Isto tem de ser melhor analisado. Mas creio que não há impedimento para a Série D. Tudo depende agora do Santo André entrar com um pedido e o tribunal aprovar – afirmou Schmitt.

Approbato não garantiu que despachará a favor do início imediato da Série D. Cauteloso, afirmou, às 15h20, ainda não ter recebido qualquer pedido, apesar de ter ouvido rumores de que a competição de fato só depende de sua decisão para começar. Também preferiu não estabelecer um prazo para emitir sua decisão a partir do momento em que receber o pedido de anulação do mandado de garanti impetrado pelo Santo André.

- Antes de qualquer coisa tenho de analisar se haverá prejuízo para alguém. Se houver, não posso dar essa decisão. Mas vou analisar com a maior boa vontade e, não prejudicando ninguém, é claro que serei a favor - explicou o presidente do STJD.

Já o diretor de futebol do Santo André, Sérgio do Prado, diz que o clube fará a parte que lhe compete.

- Vamos entrar com este pedido logo após o almoço, pois esta iniciativa de fato tem que ser nossa, já que o requerimento para a paralisação das competições no STJD foi feito pelo Santo André.

A Série C depende ainda de uma solução no caso do Treze. A CBF tenta derrubar na Justiça comum a liminar que trava o campeonato, já que a decisão favorável ao Brasil de Pelotas foi revertida na última quinta-feira. Schmitt já confirmou que denunciará Treze e Brasil, que insistiram em prosseguir na Justiça comum. Ainda está para acontecer um novo encontro entre a presidente da Federação Paraibana, Rosilene Gomes, e o presidente da CBF, José Maria Marin, possivelmente para comunicar o rompimento oficial com o Treze.

Primeira Edição © 2011