Os Governos devem investir em políticas para uma gestão responsável de água
R7
Os Governos devem investir em políticas para uma gestão responsável de água, recurso que pode ficar escasso nas próximas décadas e comprometer o futuro do planeta, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU no marco da conferência Rio+20. "A gestão sustentável de água produz benefícios econômicos, sociais e ambientais", destaca o estudo da ONU, elaborado com informação de 134 países da América, Europa, Ásia e Oceania.
Segundo as Nações Unidas, mais de 80% dos países questionados reformaram suas legislações sobre o uso de água nos últimos 20 anos, diante de uma demanda crescente motivada pelo aumento da população, urbanização e mudanças climáticas. Além disso, o estudo aponta que, em muitos dos casos, essas reformas tiveram impactos positivos no desenvolvimento, além de melhorias no acesso à água potável, saúde humana e rendimento dos recursos hídricos na agricultura.
Outro ponto de destaque do relatório da ONU foi o papel de uma gestão de água na transição rumo a uma economia verde de baixa emissão de carbono e o uso eficiente dos recursos, um dos eixos centrais da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que começa nesta quarta e termina na sexta-feira. "Nesta conferência deverá ser traçado o caminho para um desenvolvimento sustentável de forma a garantir o atendimento equitativo das necessidades de água da população mundial, que será de 9 bilhões de pessoas em 2050", disse o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner.
O estudo ainda citou alguns exemplos de políticas que contribuíram para melhorar a gestão de água. As medidas aplicadas na Costa Rica e Guatemal ficaram em destaque. Na Costa Rica, o relatório diz que a gestão dos recursos hídricos melhorou depois da decisão de investir 50% da arrecadação municipal por conceito de água.
Enquanto isso, a forte aposta da Guatemala na geração de energia por meio de fontes hidroelétricas foi outro ponto de atenção. A capacidade duplicou entre 1982 e 2011. A ONU avaliou também as políticas da Estônia, onde a introdução de impostos sobre a água e a poluição contribuiu para um melhor rendimento dos recursos hídricos e reduziu os níveis de poluição no Mar Báltico.
Primeira Edição © 2011
Plus! Agência Digital