Sisu abre inscrições para 30 mil vagas nesta segunda-feira

Candidatos que fizeram o Enem podem se candidatar em dois cursos diferentes até sexta-feira, dia 22. Aulas começam no segundo semestre

18/06/2012 06:12

A- A+

iG

compartilhar:

As inscrições para matrícula no segundo semestre de 2012 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas nesta segunda (18) e seguem até a próxima sexta (22). O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes podem se candidatar a até duas opções de curso dentre as 30.548 vagas oferecidas por 56 instituições de ensino superior. Às políticas afirmativas estão reservadas 8.688 vagas. As inscrições devem ser feitas na página do Sisu na internet.

A partir do dia 18, ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

O sistema ainda permite ao estudante localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da Federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.

Cronograma

No dia 25 próximo será divulgado o resultado final. A matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada deve ser feita entre o dia 29 próximo e 2 de julho. Os selecionados para a segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocado na chamada seguinte, a partir de 6 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

Primeira Edição © 2011