Siemens divulga os primeiros resultados de um estudo inédito sobre como será o Rio de Janeiro no futuro, 2030-2040

18/06/2012 14:19

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais emblemáticas do mundo, mas há algumas décadas, especialmente após perder seu posto como capital nacional em 1960, a cidade tem sofrido com a falta de segurança, problemas econômicos e sociais. Mas nos últimos anos ela foi prosperando novamente e agora está no caminho certo para se tornar um portal sustentável e inovador para a América Latina e um modelo para as grandes cidades da região. Esta é uma das principais conclusões do estudo "Picture of the Future Rio 2030-2040 (Retratos do Futuro Rio 2030-2040), um cenário futuro da cidade do Rio de Janeiro. Algumas das primeiras conclusões deste estudo exclusivo, que deverá ser apresentado na íntegra em novembro, foram divulgados hoje, 18 de junho, pelo CEO e Presidente da Siemens no Brasil, Paulo Stark, durante uma apresentação na Cúpula Urbana, um evento paralelo organizado pela UCLG,(Cidades Unidas e Governos Locais) UN-Habitat e a Cidade do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro em 2012 já é uma cidade vibrante, com um futuro brilhante pela frente. E, de acordo com o estudo, se as medidas corretas continuarem a ser aplicadas e outras melhorias implantadas, especialmente na educação, saúde, infraestrutura e estímulo para o desenvolvimento econômico, em 2030 o Rio pode se tornar a capital latino-americana do turismo de negócios e pesquisa de alta tecnologia e centro de desenvolvimento. "O Rio de Janeiro tem todos os elementos necessários para se tornar um verdadeiro símbolo do desenvolvimento sustentável no hemisfério sul, combinando desenvolvimento econômco, ambiente criativo, boas condições sociais e de vidad em um único lugar", afirmou Paulo Stark.

Para chegar a essas conclusões, o estudo pretende aprofundar as análises de uma variedade de dados, organizados sob uma metodologia rigorosa de cenário futuro. Durante o processo, a equipe de especialistas da Siemens conduziu 80 entrevistas com líderes de opinião e especialistas do Rio de Janeiro, em diferentes domínios, especialidades e usos. "Os especialistas estão nos mostrando uma visão sobre como o Rio pode fazer isso acontecer. Parte da solução está em utilizar as tecnologias corretas e parte está em programar as políticas certas. Mas a receita mágica é combinar ambas", disse Stark.

Entre as principais tendências encontradas, estão as de que as novas tecnologias no transporte podem ajudar o Rio e São Paulo a formar um poderoso cluster regional. Elas se completam em vários domínios e estão ligadas por um sistema de mobilidade em alta velocidade, perfeitamente integrado aos sistemas de transporte de ambas as cidades. As duas compartilham uma rede de excelência. Este núcleo de poder econômico é um portal para toda a América do Sul e habibilitará ambas as cidades a ter um papel ativo global.

As recentes descobertas no pré-sal certamente colocarão o Rio como uma referência no setor de petróleo e gás. Pela utilização de seus recursos do pré-sal de petróleo e gás, o Rio tem uma parcela significativa do mercado mundial para exportá-los e também para as exportações de produtos semiacabados de petróleo e gás de maior valor, derivados de tais recursos naturais, bem como em uma mineração marítima em águas profundas. Outra tendência detectada é do papel cada vez maior que o Rio desempenha no caminho para ser um Hub de inovação e P&D na América Latina para petróleo/ gás, TI, soluções biotecnológicas e acessíveis. Isto fará com que o Rio de Janeiro atraia talentos de todos os lugares ao redor do globo.

O Rio deve aumentar a sua liderança como um hub para o turismo internacional e, em particular, para a América do Sul. A cidade também deve consolidar sua posição como anfitriã da América Latina para eventos, feiras e conferências internacionais em base regular. Haverá também um reforço na indústria criativa, incluindo os meios de comunicação e moda. Produções de mídia em alto volume são produzidas para a região, bem como para o entretenimento internacional. A indústria da moda produzirá marcas internacionais inspiradas pelo conteúdo de entretenimento e de mídia gerados no Rio de Janeiro.

A cidade do Rio deve superar alguns desafios para alcançar um futuro melhor e sustentável, especialmente nas áreas de segurança, transporte e educação.

No que diz respeito à segurança, um principal motivo está relacionado à justiça social. A remoção dos traficantes é o movimento fundamental que começou com grandes resultados, o que permite ao Estado se tornar mais eficaz em programas sociais com base na inclusão de uma grande parte da população que estava praticamente excluída dos benefícios da presença do Estado. Este processo, conhecido como "pacificação", significa uma maior inclusão social. O estudo também revela que as áreas anteriormente conhecidas como favelas e também as áreas não tão pobres dos subúrbios têm de estar sob esforços contínuos no sentido da integração de um conceito de mobilidade completo e acessível e a descentralização do desenvolvimento econômico urbano, por exemplo, serviços de saúde e educação. Ser mais segura é bom, mas não garante uma segurança em longo prazo se não estiver totalmente aliada às oportunidades econômicas e de integração.

O Transporte também é outro desafio para a cidade. Hoje, para se locomover de uma parte do Rio para outra se leva horas - principalmente para as pessoas que vivem nas áreas periféricas. A modernização e integração da rede de transporte significa uma maior inclusão social. Outro desafio para o Rio é a Educação. Devido a sua economia dinâmica, o Rio de Janeiro enfrenta atualmente uma escassez de mão de obra altamente qualificada. Ao mesmo tempo, os salários para os inúmeros trabalhadores pouco qualificados são muito baixos. Tornar a educação mais amplamente disponível significa uma maior inclusão social e levará o Rio para outro nível de competitividade.

Estes desafios mostram que a inclusão social e maior justiça são a chave para tornar o Rio uma cidade para todos os seus habitantes. O mesmo é verdade para muitas outras cidades de países em desenvolvimento e emergentes. Segundo o estudo, o Rio está em um bom caminho para superar esses desafios - com uma combinação de políticas corretas e tecnologias adequadas.

As cidades são os motores de crescimento do futuro, oferecendo às populações maiores oportunidades de emprego, educação e prosperidade. No entanto, os efeitos negativos do seu crescimento resultam em congestionamentos, assentamentos informais, expansão urbana, poluição e exploração dos recursos. Alguns desses problemas ainda estão ocorrendo, mas estão pouco a pouco sendo administrados pelo governo e pela sociedade.

Sobre a Metodologia dos Retratos do Futuro

Os projetos em andamento "Retratos do Futuro Rio 2030-2040" estão baseados em análises de tendências das questões mais importantes relativas ao desenvolvimento da cidade e são apoiados pela Siemens Corporate Technology e Siemens do Brasil em cooperação com a cidade do Rio de Janeiro. Eles incorporam o mesmo planejamento de cenário e metodologia de visão estratégica utilizados pela Siemens na pesquisa e desenvolvimento de futuras tecnologias. É uma metodologia de pesquisa em vários estágios baseada em duas etapas principais: 1. Extrapolação das tendências; derivação de hipóteses e desenvolvimento de cenários e 2. Retropolação para obter facilitadores atuais para alcançar a visão de futuro.

Primeiro, é necessário compreender as questões atuais (Extrapolação): Durante a etapa das tendências, a extrapolação e fatores que influenciam devem ser identificados em larga escala de domínios, isto é: sociedade, tecnologias emergentes, economia, ecologia ou políticas para se demonstrar o desenvolvimento de relevante diferentes domínios no futuro e como eles interagem e impactam entre si. Em uma etapa seguinte as hipóteses devem ser derivadas e verificadas para o desenvolvimento do cenário. Após a validação dos resultados da pesquisa com opiniões internas e externas, por exemplo, parceiros-chave da indústria, participantes principais e instituições de pesquisa e desenvolvimento, os principais habilitadores, por exemplo, tecnologias, serviços ou novos modelos de negócios têm de ser identificados hoje para que sejam definidas as medidas corretas para enfrentar a visão.

O estudo faz parte do investimento em pesquisa e desenvolvimento substancial anual da Siemens e visa apresentar a perspectiva da tecnologia em soluções para os desafios mais prementes da nossa região. Globalmente, a Siemens tem empreendido a realização de programas de pesquisa "Pictures of the Future" desde 2001 para explorar as tecnologias que acreditamos que irão moldar a vida no futuro. Esta pesquisa investiga as tendências tecnológicas mais importantes e observa o trabalho em curso nos 130 laboratórios da Siemens em todo o mundo.

Primeira Edição © 2011