Dia D de vacinação contra a pólio imuniza 46 mil crianças em Maceió

18/06/2012 13:53

A- A+

Secom

compartilhar:

A grande movimentação registrada no Dia D de mobilização da Vacinação contra a Paralisia Infantil, que abriu a 1ª etapa da campanha deste ano, se refletiu nos primeiros números da ação. Divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, o percentual atingido em Maceió, apenas no último sábado, foi de 62,53% da meta de 95% definida para todo o País pelo Ministério da Saúde, garantindo a dose de proteção contra a doença para 46.496 crianças menores de cinco anos.

Realizada na Unidade de Saúde Carla Nogueira – localizada no Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes – a abertura da campanha reuniu o diretor de Vigilância em Saúde do município, José Heriberto Teixeira (representando o secretário Adeílson Loureiro), a coordenadora do PNI em Maceió, Leidyjane Barbosa, a enfermeira Juliana Nunes, representando o PNI Estadual, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, além do diretor da Unidade, José Genivaldo Elias dos Santos.

“Estamos aqui mais uma vez renovando o apelo ao pais, para que não deixem de assegurar a imunização das crianças contra o vírus da pólio, mantendo a erradicação da doença no município”, frisou José Heriberto Teixeira.

A mãe da pequena Emilly Vitória, de três meses, reconheceu que ações desta natureza são importantes por garantirem a saúde das crianças. “Sempre que minha filha é vacinada fico mais aliviada, pois assim tenho certeza de que fiz minha parte como mãe, contribuindo para que ela permaneça livre dessa doença”, afirma Larissy Almeida da Silva.

Para o Dia D, a SMS disponibilizou 130 pontos de vacinação espalhados por toda cidade para facilitar o acesso da população. A vacina se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Apenas crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores da vacina.

“Nossa equipe está trabalhando de forma efetiva para não deixar nenhuma criança sem proteção, com o objetivo de ampliar o número de crianças vacinadas no município”, explicou a coordenadora do PNI no município, Leidyjane Barbosa, lembrando que a vacinação em Maceió está sendo feita apenas nas unidades de saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, aproveitou a abertura da campanha – que foi animada pela Turma do Palhaço Risadinha, com brincadeiras e distribuição de brindes – para dar os parabéns a todos os trabalhadores da saúde envolvidos na campanha, que sempre, em ações como essa, se mobilizam com grande empenho para garantir a saúde da população.

“Esse batalhão de profissionais faz a diferença e não mede esforços para assegurar a imunização de todos, até mesmo, daqueles que residem nos lugares mais remotos da cidade”, destacou.

Primeira Edição © 2011