Bento 16 diz que casos de pedofilia 'minaram credibilidade' da Igreja

17/06/2012 12:54

A- A+

Folha.com

compartilhar:

O papa Bento 16 afirmou que os sacerdotes e os religiosos que cometeram abusos sexuais contra crianças "minaram a credibilidade da mensagem da Igreja".

A declaração do Pontífice foi dada em um vídeo transmitido neste domingo em Dublin, na Irlanda, por conta do encerramento do 50º Congresso Eucarístico Internacional.

No vídeo, o Papa também lembrou que o congresso "ocorreu em um período em que a Igreja no mundo todo se prepara para celebrar o Ano da Fé, para comemorar o 50º aniversário do início do Concílio Vaticano 2º".

Os supostos casos de abusos sexuais contra crianças, cometidos por décadas por integrantes de instituições católicas irlandesas e que teriam sido acobertados pela diocese de Dublin, vieram à tona em novembro de 2009 com a divulgação de um relatório da Comissão Murphy, elaborado pela juíza Yvonne Murphy.

Ao tomar conhecimento da denúncia, o Papa se disse "chocado e angustiado" e condenou qualquer tipo de abuso. Depois disso, diversos sacerdotes citados no relatório renunciaram.
 

Primeira Edição © 2011