Pilar| Sesau inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Ação acontece até o próximo dia 06 de julho em todos os 102 municípios alagoanos

16/06/2012 13:43

A- A+

Assessoria

compartilhar:

As mães atenderam ao chamado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e compareceram a Unidade de Saúde Júlio Cansanção, no Pilar, durante a abertura da 33ª Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorreu neste sábado (16). O evento contou com a participação da diretora estadual de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, da gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, e do prefeito Renato Resende Rocha Filho.

Além das autoridades, Zé Gotinha marcou presença e alegrou as crianças, deixando-as sem timidez e medo, já que todas queriam estar perto do personagem, que é símbolo das campanhas de vacinação. A meta é imunizar, até o próximo dia 06 se julho, no mínimo 95% do total de 276.467 crianças menores de cinco anos, segundo informou Cleide Moreira, ao acrescentar que a Sesau está mobilizando mais de 3.400 profissionais e 670 veículos.

Este ano, o MS comemora o 23° ano sem o registro da doença no Brasil. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava centenas de pessoa, além de deixar milhares com deficiência física. Isso porque, ela é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo Poliovírus, que entra pela boca, depois de ter sido contaminado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

Durante a abertura da campanha, a gerente estadual do PNI, Denise Castro, ressaltou que Pilar foi escolhido porque, durante a campanha de 2011, conseguiu atingir o percentual de vacinação determinado pelo MS. Ela ressaltou que o resultado é consequência dos investimentos na saúde. ”Pilar em 2011 atingiu a meta de vacinação preconizada pelo MS, o que mostra o interesse do gestor municipal em investir em prevenção, que é muito importante para população”, frisou.

A secretária de Saúde do município, Edileide Carlos Amaral, discursou em nome do prefeito Renato Resende, destacando as ações que são realizadas para garantir a qualidade da assistência à saúde. Segundo ela, a participação das mães é importante no processo de vacinação, pois sem elas não haveriam crianças para serem vacinadas. “A iniciativa de prevenir os filhos de uma doença deve ser o papel de todas as mães”, ressaltou.

Público alvo - A vacina contra a poliomielite se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. “Não existe tratamento para ela e, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a criança fique livre da doença”, orientou a gerente estadual do PNI.

Primeira Edição © 2011