ONU suspende monitoramento na Síria por escalada na violência

16/06/2012 07:34

A- A+

Folha Online

compartilhar:

ONU suspende monitoramento na Síria por escalada na violênciaOs monitores das Nações Unidas na Síria suspenderam as operações devido ao aumento da violência nos últimos 10 dias, disse o chefe da missão de observadores neste sábado.

"Os observadores não vão conduzir patrulhas e vão permanecer em seus lugares até segunda ordem", declarou o general norueguês Robert Mood, chefe da missão.

A decisão ocore "devido à intensificação da violência armada nestes dez dias (...) e aos riscos", afirmou o comunicado do general Mood.

"Os contatos com as partes serão limitados", completou o comunicado.

"A ausência de vontade das duas partes (governo e rebeldes) para chegar a uma transição pacífica aumentam as perdas", afirmou o comunicado do general Mood.

"Civis inocentes, homens, mulheres e crianças morreram todos os dias. Isso aumenta também os riscos dos observadores", explicou o general Mood.

O comunicado conclui dizendo que a " suspensão das atividades da ONU será reavaliada cotidianamente. As atividades serão retomadas quando a situação permitir".

A missão da ONU, proposta pelo mediador da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, foi mobilizada na Síria no último mês de abril.

Primeira Edição © 2011