Rio+20 paralisa CPI na próxima semana, diz senador Vital do Rêgo

Em nota, presidente da CPI diz que parlamentares estarão na conferência. Semana será dedicada a investigação e análise de documentos, afirmou.

15/06/2012 14:39

A- A+

G1

compartilhar:

A CPI mista que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários não terá reuniões na próxima semana devido a participações de parlamentares na conferência Rio+20, informou nesta sexta-feira (15) em nota o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Na nota, Vital argumenta também que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-PB), firmou acordo com lideranças partidárias para não serem realizadas sessões deliberativas, aquelas em que há votação de projetos.
Ele afirma ter tomado em conjunto com o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG) a decisão de não convocar reuniões da comissão.

"Como é de amplo conhecimento público, a próxima semana será marcada por evento de expressiva importância internacional, a Conferência Rio+20 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), acontecimento para o qual convergirão as atenções e os esforços do Estado brasileiro, sendo indispensável, portanto, a presença de grande número de representantes do Congresso Nacional", diz a nota.

De acordo com Vital, como não serão realizadas sessões da CPI, a semana será dedicada "integralmente à realização de trabalhos de investigação e consultas nos documentos e diversos outros dados e informações que, a cada dia, chegam em farta quantidade".

Ele afirma ainda que o comando da CPI dedicará a semana a preparar o cronograma de depoimentos para as convocações já aprovadas.

"Durante a próxima semana, esta Presidência elaborará a pauta de reuniões seguintes, uma vez que a Comissão já deliberou pela convocação de mais de quarenta testemunhas e indiciados e precisará dar seguimento à tomada de depoimentos."

Documentos

Na nota, Vital afirma que a CPI está em poder de informações sigilosas, que devem ser analisadas pelos parlamentares da comissão, e afirma ter recebido ainda dados da Operação Saint-Michel, realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal e na qual foi preso o ex-diretor da construtora Delta no Centro-Oeste Cláudio Abreu.

A Delta é suspeita de ter repassado dinheiro a empresas fantasmas que abasteciam o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

"Uma semana sem a ocorrência de reuniões plenárias representará uma oportunidade para que os membros da Comissão e seus assessores credenciados possam se debruçar sobre o material recebido e realizarem atividades de pesquisa e investigação documental, tarefas essenciais para o sucesso do inquérito parlamentar em andamento", diz Vital.

Veja a íntegra da nota:

"Esclarecimento sobre as atividades da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada pelo requerimento número 01 de 2012

Como é de amplo conhecimento público, a próxima semana será marcada por evento de expressiva importância internacional, a Conferência Rio + 20 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), acontecimento para o qual convergirão as atenções e os esforços do Estado brasileiro, sendo indispensável, portanto, a presença de grande número de representantes do Congresso Nacional.

Em decorrência da participação significativa dos Senadores na Conferência, o Presidente Senador José Sarney, em combinação com as lideranças partidárias da Casa, determinou que durante a próxima semana não haverá sessões deliberativas no Senado Federal. Da mesma forma, também está programada a atuação no evento de muitos Deuputados Federais.

Desse modo, estando o Congresso Nacional como um todo, envolvido nas atividades da Conferência Rio + 20, essa participação repercutirá nas atividades de todos os órgãos do Poder Legislativo federal.
Isso posto, a Presidência desta CPMI, após consultas ao Senhor Relator e a integrantes do Colegiado, decidiu não convocar reuniões para a próxima semana, que, assim, será destinada integralmente à realização de trabalhos de investigação e consultas nos documentos e diversos outros dados e informações que, a cada dia, chegam em farta quantidade.

Cabe recordar que, após o recebimento, do Supremo Tribunal federal e da 11ª Vara da justiça federal de Goiânia (GO), do material referente às operações da Polícia Federal denominadas "Vegas" e "Monte Carlo", esta Comissão solicitou informações bancárias, fiscais e telefônicas protegidas por sigilo, que têm sido a nós enviadas por diferentes órgãos da Administração Pública. Também a documentação referente à denominada operação "Saint Michel", ocorrida no Distrito Federal, já se encontra em poder desta CPMI.

Portanto, uma semana sem a ocorrência de reuniões plenárias representará uma oportunidade para que os membros da Comissão e seus assessores credenciados possam se debruçar sobre o material recebido e realizarem atividades de pesquisa e investigação documental, tarefas essenciais para o sucesso do inquérito parlamentar em andamento. Em outros termos, pois, a não realização de reuniões na próxima semana não trará qualquer prejuízo aos trabalhos da CPMI, que, como afirmado, estará concentrada em outras atividades indispensáveis, que não os depoimentos e inquirições.

Esclareço, por fim, que durante a próxima semana esta Presidência elaborará a pauta de reuniões seguintes, uma vez que a Comissão já deliberou pela convocação de mais de quarenta testemunhas e indiciados e precisará dar seguimento à tomada de depoimentos.

Senador Vital do Rêgo
Presidente da CPMI"

 

Primeira Edição © 2011