Meta do governo é vacinar 13,5 milhões de crianças contra a pólio

15/06/2012 05:45

A- A+

Terra

compartilhar:

No próximo sábado acontece o Dia de Mobilização e Divulgação Nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que terá 115 mil pontos funcionando em todo o País para distribuir a vacina - incluindo postos de saúde igrejas, shopping centers, escolas e sindicatos. Ao todo, 350 mil profissionais de saúde devem participar da ação, que contará com 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A meta da campanha para 2012 é imunizar 13,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade, ou seja, 95% do público-alvo de 14,1 milhões, definido pelo Ministério da Sáude.

Serão distribuídas 23 milhões de doses em todo o País. Neste ano a imunização será feita através de dose única oral, com duas gotas de vacina. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa ressaltou que a vacina oral é segura e que há poucos relatos de reações adversas. A dose deve ser evitada apenas se a criança apresentar febre ou algum tipo de doença aguda.

Segundo o secretário, o Brasil realiza a campanha de vacinação desde 1980 e não registra casos de pólio há 23 anos,e em 1994, o país recebeu o certificado de erradicação da transmissão da doença. Entretanto, 16 países ainda registram casos da doença, considerada como situação endêmica em três deles: Afeganistão, Paquistão e Nigéria.

"Enquanto não houver eliminação global, temos que ter uma estratégia de vigilância epidemiológica boa e manter a vacinação", declarou Barbosa. De acordo com o Ministério da Saúde, os investimentos com a campanha somaram R$ 37 milhões repassados aos Estados e a municípios, sendo R$ 16 milhões gastos apenas com a aquisição da vacina.

"Quero reforçar a convocação a todas as famílias e agradecer as parcerias com escolas, organizações religiosas, shopping centers. Isso permite que as nossas crianças tenham a possibilidade de estar mais protegidas e mais rapidamente", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A partir de agosto, as crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio e estão começando o esquema vacinal receberão a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses em aplicações injetáveis. A partir da terceira dose, aos 6 meses, assim como a quarta, aos 15 meses, e as demais doses de reforço, a vacina será administrada de forma oral.

Primeira Edição © 2011