Greenpeace busca adesões por lei contra desmatamento

Representantes do Greenpeace se apoiam na aprovação da Lei da Ficha Limpa para tentar obter 1,4 milhão de assinaturas

15/06/2012 14:08

A- A+

G1

compartilhar:

Em campanha para levar ao Congresso uma lei popular contra o desmatamento, representantes do Greenpeace se apoiam na aprovação da Lei da Ficha Limpa para tentar obter 1,4 milhão de assinaturas. A entidade ambiental compara a atuação da bancada ruralista ao lobby que foi praticado por políticos acusados de corrupção para tentar vetar a lei eleitoral.

"Não acredito que a grande bancada ruralista no Congresso impeça a lei do desmatamento de ser aprovada", afirma o diretor da Campanha Amazônica do Greenpeace, Paulo Adario, durante evento na manhã desta sexta-feira, na Cúpula dos Povos da Rio+20. "Apesar de tantos deputados e senadores acusados de corrupção, os políticos brasileiros votaram em favor da Lei da Ficha Limpa por pressão da sociedade civil. A lei contra o desmatamento pode ir pelo mesmo caminho."

A Lei do Desmatamento Zero propõe que o governo proíba o corte de floresta nativa no Brasil e a emissão de autorizações para novos desmatamentos. No evento, o ambientalista desafiou a presidente Dilma Rousseff a assinar o documento. "Ela é uma cidadã como qualquer outro brasileiro e não há qualquer restrição à sua participação", disse Adario.

O diretor executivo internacional do Greenpeace, Kumi Naidoo, também cobrou ações da presidente. "Quando sentamos para discutir as questões ambientais, ela concorda, mas depois não há resultados práticos", disse o ambientalista sul-africano. Participaram do evento representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento dos Sem Terra (MST).

Primeira Edição © 2011