Cesar Millan junta-se à mobilização mundial a favor da libertação do cão Lennox

Cesar Millan, conhecido mundialmente por seu excelente trabalho voltado à reabilitação comportamental de cães, declarou que é contra a proibição de raças e a eutanásia de animais.

15/06/2012 09:06

A- A+

Anda Jor

compartilhar:

O caso do cãozinho Lennox continua a comover as pessoas no mundo todo. Conforme vem sendo publicado na ANDA, Lennox e seus tutores têm sido vítimas de um angustiante e injusto processo: tudo começou quando o cão foi levado da casa de sua tutora por oficiais da cidade de Belfast em maio de 2010. Embora seja um cão dócil e nunca tenha apresentado comportamento agressivo, ele foi considerado como “um perigo ao público”, e em seguida, condenado à eutanásia. Recentemente, os juízes rejeitaram o pedido da tutora de Lennox, para reconsiderar a ordem de sacrificar o cachorro.

Segundo informações do jornal Belfast Telegraph, os tutores de Lennox publicaram a seguinte mensagem em 13 de junho:

“Gostaríamos de agradecer a todos pelas inúmeras mensagens de apoio que recebemos nas últimas 24 horas, e pelo apoio de tantos desde que Lennox foi levado em 2010. Este é um momento muito difícil para nossa família. Os últimos dois anos têm sido extremamente estressantes por muitas razões, e entendemos que este caso têm sido muito emotivo para defensores de animais do mundo todo, que vêem se manifestando contra as falhas da BSL (Lei de Raça Específica). Nós nos confortamos com o conhecimento que não somos os únicos devastados pela recente decisão. Estamos conversando com nosso time de advogados, e iremos publicar outra declaração em breve.”

Arquivo/Reprodução FacebookCesar Millan, apresentador do show O Encantador de Cães, informou em 12 de junho, através de sua conta no Twitter, que está estudando com sua equipe como poderá ajudar Lennox. Ele declarou em sua página na internet: “Pessoas têm me enviado emails, mensagens no Facebook e Twitter esta semana sobre este triste caso na Irlanda. Enquanto eu não posso falar ou comentar especificamente sobre este cachorro, já que não o conheci, quero dizer que em geral, é do meu conhecimento de que não é a raça que causa problemas comportamentais. Eu não apoio o banimento de raças, ou lei de raça específica de maneira nenhuma, e em qualquer caso de agressão ou problemas comportamentais, eu defendo reabilitação como primeiro recurso.”

O Primeiro Ministro da Irlanda do Norte, se pronunciou sobre a decisão em sua conta no Twitter:

“Como um defensor de cães, estou muito infeliz com o resultado deste caso. Estive envolvido em um caso parecido…”

Ele informou também que políticos não têm poder para interferir em decisões da corte.

Na terça feira (12), a notícia de que Lennox seria sacrificado foi recebida com tristeza por pessoas em várias partes do mundo. Um grupo de pessoas se reuniram em silêncio na frente do prédio da Prefeitura em Belfast, e uma ativista na Tasmânia, Nova Zelândia, ligou aos prantos para a redação do jornal Belfast Telegraph, para expressar sua dor. O áudio, em inglês, pode ser ouvido aqui.

A família está estudando a possibilidade de levar o caso à Corte de Apelação do Reino Unido, o que faria o valor das custas do processo aumentar em mais de R$ 70.000,00.

Mobilização mundial

Foto: Reprodução/Facebook

Natasha Madison, fundadora da ONG Canine Justice Network em Ohio, Estados Unidos, publicou na manhã desta quinta-feira esta foto em protesto à decisão contra Lennox: 

Você também pode ajudar:

- Assine a petição contra a decisão: http://boycottbelfast.com/

- Escreva para o Primeiro Ministro do Reino Unido expressando sua indignação com a decisão: https://email.number10.gov.uk/Contact.aspx

- Mande uma mensagem para a Prefeitura de Belfast no Twitter pela conta @belfastcc. A prefeitura retirou sua página do Facebook depois de receber várias mensagens, mas não sua conta do Twitter.

- Use a hashtag #SaveLennox no Twitter.

- Participe da comunidade no Facebook, a favor da libertação de Lennox.

Primeira Edição © 2011