Rosinha da Adefal consegue aprovação do CSSF para carros adaptados a portadores de deficiência

Montadoras devem oferecer modelos adaptados para portadores de deficiência

14/06/2012 12:26

A- A+

Ariana Rufino

compartilhar:

A deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B / AL) conseguiu a aprovação junto a Comissão de Securidade Social e Familiar (CSSF), para obrigar as montadoras de veículos a oferecerem modelos já adaptados para portadores de deficiência física com isenção de IPI conforme está previsto em Lei 8.989 (24 fevereiro 1995).

Ainda de acordo com o PL, as montadoras ficam proibidas de aumentar preços em tais automóveis. Para a deputada que é paraplégica, a aprovação do projeto é um ganho incalculável para os deficientes, pois as dificuldades serão diminuidas e haverá um maior aproveitamento da situação para os que precisam.

Ainda segundo Rosinha, os aumentos cobrados pelas empresas para adaptação são abusivos e não serão mais tolerados. A proposta seguirá agora para a apreciação conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vendas

A procura por veículos especiais cresce no setor e as buscas pela adaptação segue desde o carro mais simples ao mais sofisticado. Somente no ano de 2007 segundo a revista deficientesonline.com,  foram vendidos no Brasil cerca de 20 mil carros adaptados, o que gerou uma movimentação de R$ 800 milhões no setor. Com a aprovação da PL este número pode dobrar a cada ano.

Primeira Edição © 2011