Maceió inicia distribuição do Cartão de Saúde e implanta Biosus

14/06/2012 14:17

A- A+

Secom

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, nesta quinta-feira (14), à distribuição do novo Cartão Nacional de Saúde (CNS) – conhecido popularmente como Cartão SUS – que passou a ter, após reformulação definida pelo Ministério da Saúde, um formato novo e definitivo, semelhante a um cartão de crédito. O lançamento marcou também o início da implantação do Sistema Biosus na atenção básica de saúde do município, que utilizará a identificação digital para a confirmação dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

“Maceió está promovendo a interligação do Biosus ao Cartão SUS, que é o principal meio de acesso aos procedimentos realizados pelo SUS. Ações como essa tem nos permitido avançar num melhor planejamento da saúde no município, no controle dos gastos e na organização do atendimento ao usuário”, afirma o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro.

Em Maceió, que tem cerca de 940 mil habitantes (de acordo com o Censo do IBGE 2012), a substituição do CNS atingirá aproximadamente 92% dessa população, que já teve seus dados cadastrados no sistema e possui um cartão provisório. O número será o mesmo, mas o documento definitivo trará, além do nome e data de nascimento do usuário, um código de barras e o sexo do paciente, possibilitando o acompanhamento desse usuário dentro da rede de atendimento SUS em qualquer parte do País.

“O Ministério da Saúde está agregando, neste novo Cartão Nacional de Saúde, as tecnologias necessárias à integração dos sistemas de atenção à saúde, com o objetivo de uniformizar a base nacional de dados dos usuários. Hoje é um dia de reconhecimento à parceria de Maceió nos avanços que vêm consolidando a atenção à saúde no Brasil”, ressaltou o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, Odorico Monteiro.

A estratégia de substituição dos cartões comtempla, num primeiro momento, as sete unidades de referência e Pronto Atendimento (PA) do município – US Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), US Roland Simon (Vergel do Lago), US Pitanguinha, PAM Bebedouro, US João Paulo II (Jacintinho), US Dr. Aliomar Lins (Benedito Bentes) e US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro) – e a sede do Cartão Nacional de Saúde, localizada no prédio do Cora, em frente ao PAM Salgadinho.

“Não será necessário o usuário correr para pegar o seu, pois o número do cartão que ele já possui continuará para marcar consultas, exames, cirurgias ou outros procedimentos. A troca do cartão se dará à medida que os usuários procurarem os serviços das unidades, mas ninguém deixará de ser atendido por não ter o cartão”, frisa a coordenadora do Cartão SUS em Maceió, Mary Higina Romeiro.

Criado pelos técnicos da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), o Sistema BIOSUS fará a confirmação dos procedimentos realizados pelo SUS junto aos prestadores de serviço, através da identificação digital (biometria). O processo foi iniciado com os pacientes que utilizam os serviços de média e alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e tratamento do glaucoma, com resultados considerados bastante positivos.

Primeira Edição © 2011