Dengue: Governo vai investigar óbitos

14/06/2012 14:15

A- A+

sesau

compartilhar:

Tendo em vista o combate à dengue, Alagoas terá, a partir do próximo mês, um comitê para investigação dos óbitos causados pela doença. A ação faz parte do plano para redução da letalidade, discutido nesta quinta-feira (14), no estande montado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A reunião teve a participação de gestores do Ministério da Saúde (MS) e da Prefeitura de Maceió, que também será contemplada com a estratégia. Além do grupo de averiguação, estão previstos ainda a realização de capacitações para supervisores e agentes de controle de endemias e o fortalecimento do atendimento prestado nas unidades hospitalares.

“A proposta é criar uma parceria entre vigilância e assistência. O plano de contingência já existe, o que falta é apenas esse reforço. Uma das ações do comitê, por exemplo, será visitar as unidades onde os pacientes que morreram foram atendidos para ver os problemas e propor soluções”, explicou a superintendente de Vigilância à Saúde da Sesau, Sandra Canuto.

Todo o planejamento será realizado em conjunto com o ministério, que voltará ao Estado no próximo dia 9 de julho para dar encaminhamento à criação do comitê. Segundo a superintendente, a vinda dos técnicos do governo federal tem o fim de organizar a criação do grupo, debatendo os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelo governo estadual.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, Rodrigo Said, foi elaborado um cronograma para definir todas as ações. “Estamos desenvolvendo estratégias complementares e vamos participar de todas as etapas do trabalho, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre ministério, Estado e prefeitura. Hoje demos o ponto de partida”, disse.

A iniciativa também contempla o envolvimento das atenções primária, secundária e terciária e o monitoramento das formas graves da dengue com objetivo de evitar óbitos. Devido à importância epidemiológica, a capital terá um plano específico, assim como uma comissão para avaliação dos óbitos.

Dengue - De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesau, até o dia 8 de junho deste ano foram notificados 15.549 casos suspeitos da doença em 101 municípios alagoanos – um aumento de 121,24% em relação ao mesmo período de 2011. Já o crescimento das formas graves foi 144%, passando de 148 para 361 casos suspeitos.O documento também mostra a notificação de 17 óbitos, sendo três confirmados.

"As pessoas estão morrendo por falta de diagnostico precoce e tratamento adequado. O acesso às unidades está acontecendo, as pessoas estão indo aos postos até duas, três vezes, mas não têm o diagnóstico correto”, destacou a superintendente de Vigilância à Saúde da Sesau.
 

Primeira Edição © 2011