Conselho Gestor da empossa novos conselheiros

Gestão trabalhará para manutenção da área e na busca de soluções para os problemas existentes na reserva

14/06/2012 07:38

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Tomou posse nesta terça (12), a presidência do novo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. O evento ocorreu na sede do memorial da APA em Penedo, onde foram empossados 18 conselheiros representados pelo poder público, privado e sociedade civil, para o biênio 2012/2014. O presidente eleito pela maioria dos 36 representantes foi José Soares Barbosa, que também é chefe da APA.

A cerimônia de posse foi seguida por uma palestra ministrada pelo Diretor de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, sobre a gestão participativa e o papel do conselho gestor, ressaltando o interesse coletivo das Áreas de Proteção. A APA da Marituba do Peixe foi criada em 04 de março de 1988, é conhecida como o Pantanal Alagoano, devido à ocorrência de enchentes anuais provocadas pelos rios da região, abrangendo uma área de 18.556 hectares, nos territórios dos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

O conselho gestor será representados pela Sociedade Civil através da Universidade federal de Alagoas(UFAL); Associação dos Agricultores Familiares dos Povoados (Marcação, Murici e Ponta da Várzea); associação de Moradores e Produtores; Associação de Moradores Senhor do Bomfim, Colônia de Pescadores Z-12 - São Francisco; Usina Caeté S.A (unidade Marituba); Usina Coruripe; Penedo Agro Industrial (Paisa) e pelas ONGs - Instituto Lagoa Viva (ILV); Movimento Ecológico Filhos do Velho Chico (OPIRÁ).

Já o poder Público terá representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hidricos (Semarh); Instituto do Meio Ambiente (IMA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas; Batalhão de Polícia Ambiental; Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e das Prefeituras Municipais de Penedo, Piaçabucu e Feliz Deserto.

Primeira Edição © 2011