Secretário Nacional de Atenção à Saúde visita Hospital de Santana do Ipanema

13/06/2012 15:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, visitou nesta quarta-feira (13) o Hospital Clodolfo Rodrigues, localizado em Santana do Ipanema. Na unidade, ele percorreu todas as dependências, ao lado do diretor Marcos Caldeiron e da prefeita Renilde Bulhões, verificando os investimentos que o Ministério da Saúde (MS) realizou, visando atender com qualidade e eficiência os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inaugurado em setembro de 2010, a unidade conta com 123 leitos dotados com equipamentos de última geração. Diariamente, a unidade presta serviços de urgência, emergência e obstetrícia, além de clínica médica nas áreas de ginecologia, bucomaxilofacial, gastro e mastologia, disponibilizando 450 profissionais de saúde e apoio.

Mensalmente, são realizados cerca de mil atendimentos de urgência, 2.300 e 700 internações. Pacientes que, segundo o diretor do hospital, Marcos Caldeiron, são provenientes de 21 dos 102 municípios alagoanos, além de cidades dos estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe.

“Para se ter ideia, no período de um ano e oito meses de funcionamento, o Clodolfo Rodrigues atendeu 257.547 pessoas. Para isso, foram destinados quase R$ 35,5 milhões. Desse total, R$ 5,3 milhões foram alocados para a realização de obras, manutenção e compra de equipamentos. Já o restante dos recursos foi destinado ao pagamento de pessoal, aquisição de insumos e medicamentos”, destacou o diretor.

Mais 45 leitos – Depois de conhecer a unidade, Helvécio Miranda discutiu a possibilidade de abrir mais 45 leitos no Hospital Clodolfo Rodrigues. Com isso, será possível ofertar um serviço de nefrologia, já que não existe uma clínica de hemodiálise em Santana do Ipanema, mesmo diante da grande demanda de pacientes, segundo informou o diretor da unidade hospitalar nesta quarta-feira (13).

"O Hospital Clodolfo Rodrigues é a prova de que o serviço público pode, sim, ofertar serviços de excelência, a exemplo do que acontece na UTI Neonatal, que é totalmente computadorizada. Temos que trabalhar para manter este padrão de qualidade e expandir o acesso à população, que segundo pesquisa do Serviço de Atendimento ao Consumidor, recebe os conceitos de ótimo e bom por quase 90% dos usuários já atendidos”, salientou Helvécio.

Ao final da visita, o secretário estadual da Saúde, Alexandre Toledo, destacou que a abertura da unidade hospitalar só foi possível graças ao trabalho integrado entre o governo do Estado e a prefeitura de Santana do Ipanema. “Depois de passar mais de 10 anos fechada, a unidade foi aberta graças ao governador Teotonio Vilela Filho e a prefeita Renilde Bulhões, que a transformaram em referência de saúde pública eficiente para todo o Estado e terá novos investimentos em breve, graças ao apoio do governo federal”, disse.

Primeira Edição © 2011