Oficinas do Plano Estadual do Turismo iniciam na próxima segunda-feira

Ação está inserida como um dos marcos críticos do Programa Alagoas Tem Pressa nos projetos estruturantes para o turismo em AL

13/06/2012 14:22

A- A+

Setur - AL

compartilhar:

Mais uma etapa para o desenvolvimento do Plano Estadual do Turismo em Alagoas será realizada. De 18 a 22 de junho, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo e consultores do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano estarão nas regiões turísticas para aplicar as oficinas. A ação faz parte do Programa de Governo, Alagoas Tem Pressa.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, essas oficinas concentrarão indicadores para o marco lógico do documento. “O Plano ficará pronto para execução em outubro desse ano”, garante.

Com entrevistas qualitativas e apresentação dos critérios de classificação turística essas oficinas detectarão os gargalos e situação de cada região. Os municípios que sediarão as ações são: Maceió recebendo os municípios de Rio Largo, Satuba, e os que integram a região do Agreste. Já na região Costa dos Corais, litoral Norte, a oficina acontece em Maragogi e serão atendidos os municípios de Japaratinga, Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira.

Indo para o litoral Sul, na região de Lagoas e Mares do Sul, quem será sede é o município de Marechal Deodoro e abrangerá os municípios de Barra de São Miguel, Roteiro, Coruripe, Jequiá, Feliz Deserto, Coqueiro Seco, Pilar e Santa Luzia do Norte. Na região dos Quilombos, a oficina acontecerá em união dos Palmares, que receberá os municípios de Cajueiro, Ibateguara, Murici, São José da Lage e Viçosa.

E representando a última região, vem o município de Piranhas, no São Francisco, que receberá Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipú, Belo Monte, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Água Branca.

Ainda para Novis, a criação do Plano é uma ação de política pública que direcionará as ações com a linha de futuro. “O governo pode mudar, mas as ações continuam”, afirma. E continua: “Desde 2007 trabalhamos para ter um Plano Estadual do Turismo e graças ao esforço incondicional do Governo de Alagoas a ideia amadureceu, procuramos um instituto especializado para efetivar a ação e este instituto tem trabalhos de referência nacional pelo Ministério do Turismo”, garantiu.

Histórico – Dentro das ações para construção do Plano Estadual do Turismo já aconteceram duas etapas, a primeira foi a apresentação do projeto do documento de Governo e a segunda, que também aconteceu no mês de maio, foi um recorte dos representantes das regiões turísticas que vão defender os interesses e indicar os gargalos de cada região para formalizar uma análise situacional.

Primeira Edição © 2011