Governo recua e médicos federais encerram a greve em Alagoas

Atendimento só volta ao normal amanhã

13/06/2012 07:12

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

A greve dos médicos federais acabou nesta quarta-feira, 13, após o governo federal recuar e adiar a votação da Medida Provisória (MP) que altera a carga horária da categoria. Em Alagoas, o Hospital Universitário e o PAM Salgadinho tiveram os atendimentos prejudicados com a paralisação que começou ontem.

Centenas de pessoas que estavam com consultas e procedimentos agendados tiveram que voltar para casa sem atendimento médico nesta terça-feira. No Hospital Universitário, que concentra a maior parte dos médicos federais, até cirurgias chegaram a ser suspensas.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital, as marcações de consultas pelo sistema CORA, do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram suspensas por causa da greve. O Hospital aguarda um ofício do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) comunicando o final do movimento grevista para que os agendamentos sejam retomados.

Já o presidente do Sindicato, Wellington Galvão informa que o atendimento volta ao normal parcialmente nesta quarta-feira.“Como a notícia do recuo vazou ontem à noite, alguns médicos não tomaram conhecimento e não foram ao hospital hoje. Por isso, que o atendimento só volta ao normal, com 100% dos serviços amanhã”, contou em entrevista ao Primeira Edição.

Galvão disse ainda que o sindicato está avisando aos profissionais sobre o fim do movimento para todos voltem ao trabalho amanhã. 

Reivindicação

A categoria entrou em greve para protestar contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que tratada remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde. 

De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor – uma redução de 50% na remuneração.

Primeira Edição © 2011