Greve dos médicos deixa pacientes sem consultas em Maceió

Hospital Universitário e PAM salgadinho estão com atendimento prejudicado

12/06/2012 07:57

A- A+

Redação

compartilhar:

Os médicos que atendem pelo Governo Federal cruzaram os braços a partir desta terça-feira (12) em todo o Brasil. Em Alagoas, a suspensão dos atendimentos já prejudica pacientes no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e no PAM Salgadinho, em Maceió.

Segundo a assessoria de Comunicação do Hospital Universitário, apenas algumas consultas agendadas para hoje estão sendo realizadas. A direção da unidade ainda não sabe informar se os serviços considerados essenciais como hemodiálise, maternidade, UTI e quimioterapia serão mantidos pela categoria.

Um ofício foi enviado à Direção do Hospital na tarde de ontem avisando sobre a paralisação que foi deflagrada por tempo indeterminado. No HU, cerca de 170 médicos são federais, os demais profissionais são residentes, médicos contratados e voluntários.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Wellington Galvão, no Estado pelos menos 200 profissionais devem aderir ao movimento grevista. A categoria protesta contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que tratada remuneração e da jornada de trabalho de profissionais de saúde. De acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o texto prevê que profissionais que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor – uma redução de 50% na remuneração.

 


 

Primeira Edição © 2011