Bombeiros alertam sobre riscos com fogos de artifícios

É preciso observar a classificação dos artefatos e ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto.

11/06/2012 07:07

A- A+

Redação

compartilhar:

Brincar com fogos pode ser uma boa diversão, mas exige cuidados. O alerta é do Corpo de Bombeiros que está orientando quem pretende comprar e manusear os fogos de artifícios durante o período junino.

Segundo os bombeiros, algumas normas devem ser respeitas para evitar acidentes. Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBMAL e cumprir requisitos para funcionar, como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade, dois baldes com água, instalação das luminárias de emergência, placas de sinalização e placas indicativas com os alertas: PERIGO e PROIBIDO FUMAR.

Orientações para compra e manuseio

É preciso observar a classificação dos artefatos (Classe A - Infantil; Classe B - Juvenil; Classe C - Adulto; Classe D - Profissional) e ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto.

Para segurança de todos, os Bombeiros alertam também sobre os riscos de soltar fogos em locais cobertos, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas.

Proibições

Não é permitido o comércio de fogos a menos de 50m de distância de residências, hospitais, casas de saúde, escolas, quartéis, estádios, mercados, casas de diversão, postos de abastecimento de combustíveis, depósitos de inflamáveis ou explosivos, prédios tombados e outros locais julgados impróprios pelo CBMAL. 

Outra restrição refere-se ao estoque máximo permitido nos locais de venda de fogos. O limite deve ser de 500kg, incluído neste o peso das embalagens, sendo terminantemente proibida a existência de qualquer quantidade de fogos de artifícios ou embalagem a céu aberto ou fora dos locais de venda.

Divulgação

Cuidados

• As crianças só devem ter contato com fogos leves e acompanhadas de pessoas adultas;

• Mesmo as pessoas mais velhas precisam observar as recomendações, como: só soltar foguetes utilizando varas longas, não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas;

• Tenha muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool, pois a garrafa pode explodir;

• Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício;

• Saiba que acidentes graves podem acontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogos de artifícios de forma irregular;

• Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;

• O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira;

• Deixar caixas de fósforos e/ou isqueiros ao alcance de crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter consequências extremamente danosas;

• Denuncie os pontos de venda e fabricação ilegal de fogos e ajude o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas a prevenir acidentes. s através do telefone (82) 3315-2819.

Primeira Edição © 2011