Tom político marca a abertura da 16ª edição da Parada Gay de SP

Os organizadores e público pedem a aprovação do projeto de lei 122/06, que há seis anos tramita no Senado e pede a criminalização da homofobia

10/06/2012 11:17

A- A+

Folha.com

compartilhar:

A 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT começou por volta das 13h20 deste domingo na avenida Paulista, região central de São Paulo. Com o tema "Homofobia tem Cura: Educação e Criminalização", os organizadores querem reforçar o tom político do evento.

"[A Parada] não é só festa, as pessoas precisam se manifestar politicamente. O público gay tem uma maneira divertida e peculiar da fazer política", disse Thiago Torres, 30, produtor da APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT), que organiza o evento.

Os organizadores e público pedem a aprovação do projeto de lei 122/06, que há seis anos tramita no Senado e pede a criminalização da homofobia. O grupo também quer a aplicação do projeto Escola Sem Homofobia, voltado a professores da rede pública.

Antes do primeiro trio elétrico iniciar o desfile falaram ao público o presidente da APOGLBT de São Paulo, Fernando Quaresma, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Estão na abertura da Parada também o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-ministro do Esporte Orlando Silva e a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine (PPS).

Primeira Edição © 2011