Parada Gay começa ao meio-dia e interdita Av. Paulista até a madrugada

Cerca de 4 milhões de pessoas são esperadas para evento que este ano pede o combate a homofobia com educação e criminalização

10/06/2012 07:19

A- A+

iG

compartilhar:

Começa ao meio-dia a 16º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na Avenida Paulista. O evento já causa interdições no trânsito desde a noite de sábado que permanecerão até a madrugada de segunda feira. São esperadas cerca de 4 milhões de pessoas.

Neste ano o tema do evento será “Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação!”. A intenção é pressionar o governo para que aprove o polêmico kit contra homofobia nas escolas e a punição a crimes de ódio contra homossexuais.

O evento atrai cerca de 400 mil turistas para São Paulo e recursos que só perdem para a Fórmula 1. A partir das 10h, o prefeito Giberto Kassab e o governador Geraldo Alckmin dão entrevista sobre o assunto no prédio da Fecomércio.

Veja abaixo as interdições deste domingo:

- Avenida Paulista, bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação; e no sentido Paraíso, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luis Antônio, permanecendo liberada a transposição de veículos pela avenida Brigadeiro Luis Antônio e rua Carlos Sampaio.

- A partir das 12h - Interdições na rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a alameda Santos e a avenida Ipiranga; e pista da esquerda, entre as avenidas Ipiranga e São Luis; na rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e Major Sertório; e na avenida Ipiranga, entre a rua da Consolação e a avenida São Luis.

A CET informou que haverá restrição de estacionamento, com implantação de cavaletes, nos eixos Cincinato Braga/São Carlos do Pinhal/Antônio Carlos, alameda Santos e rua Bela Cintra, no intuito de prover melhores condições ao trânsito.

A liberação das vias afetadas será agilizada ao ocorrer a passagem do último trio elétrico.

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar as alterações e orientar motoristas e usuários durante todo o período de interdição. A operação contará com 13 gestores de trânsito, 143 operadores de trânsito, 1420 cavaletes, 15 super cones, 60 cones, 83 faixas de orientação, 50 rolos de fita zebrada e 250m de gradis. 

Recomendações ao público feita pela CET:

- Respeite a sinalização;

- Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, ônibus e táxi), pois a oferta de vagas de estacionamento na via pública é limitada;

- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

- Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;

- Não embarcar ou desembarcar em fila dupla ou afastado da calçada;

- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

- Procure conhecer previamente as vias de acesso e locais para estacionamento;

- Caso não se dirija ao local, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

Primeira Edição © 2011