Comissão Nacional do Verdade procura informações em outros países

"Vamos ter que procurar vários documentos. Não há como chegar à verdade sem eles. Por isso, temos que buscar onde eles estejam", disse José Paulo Cavalcanti

10/06/2012 14:39

A- A+

NE10

compartilhar:

A Comissão Nacional da Memória e Verdade vai recorrer a outros países para buscar informações. Segundo o advogado pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, membro do grupo, já foram requisitados documentos dos Estados Unidos, que têm o mais completo sistema de arquivo do mundo. Outros documentos serão solicitados no Uruguai, Argentina e Chile.

"Vamos ter que procurar vários documentos. Não há como chegar à verdade sem eles. Por isso, temos que buscar onde eles estejam", disse José Paulo Cavalcanti.

PERNAMBUCO - Esta semana, as Comissões Nacional e Estadual da Verdade acertaram uma agenda de trabalho conjunta. Ficou acordado que a Nacional enviará todos os documentos relativos ao assassinato do Padre Henrique, primeiro caso investigado pela similar Estadual.

Além disso, já no dia 18 de junho, Henrique Mariano e Manoel Moraes, membros da Comissão Estadual, vão acompanhar, em Brasília, do depoimento que o jornalista Elio Gaspari dará à Comissão Nacional.

Instaladas recentemente, as Comissões têm a função de apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura no período da ditadura de 1964 e do Estado Novo (1937/46). No caso da pernambucana, o dever é realizar os trabalhos no que diz respeito a crimes ocorridos em Pernambuco ou contra pernambucanos, mesmo que fora do Estado.

Primeira Edição © 2011