Após exames médicos, Chávez diz que está "tudo absolutamente bem"

10/06/2012 07:23

A- A+

Terra

compartilhar:

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste sábado que "saiu tudo absolutamente bem" nos últimos exames médicos que fez após concluir, em maio, um tratamento de radioterapia para combater a recorrência de um câncer que enfrenta desde 2011. "Nos últimos dias, na Venezuela, fiz a tomografia axial computadorizada, a ressonância magnética com contraste, sem contraste, isso há poucas horas, e saiu tudo absolutamente bem depois da operação e da radioterapia", disse Chávez a jornalistas no palácio presidencial de Miraflores.

Os exames de check-up são um acompanhamento da cirurgia a que o presidente foi submetido em Cuba, em fevereiro, devido à recorrência de um câncer, assim como ao tratamento de radioterapia que se seguiu. Chávez explicou que os exames estavam previstos para meados de junho, mas que tomou a decisão de antecipá-los para ter os resultados antes de se candidatar às eleições presidenciais de 7 de outubro.

Chávez, 57 anos, se inscreverá formalmente na segunda-feira no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como candidato às próximas eleições presidenciais, nas quais disputará o terceiro mandato consecutivo de seis anos. "Eu me sinto muito bem (...) Tenho fé em Deus, tenho fé em Cristo, meu Senhor, e na ciência e nessa vontade de viver para continuar lutando por este país", acrescentou o presidente, que respondeu a perguntas dos jornalistas após receber uma delegação do governo russo em visita à Venezuela.

O presidente, que não deu detalhes sobre o tipo nem a gravidade do câncer contra o qual luta, se afastou consideravelmente da mídia e da vida pública durante seu tratamento de radioterapia, embora nas últimas semanas tenha feito várias aparições públicas e televisivas. Desde que foi operado do primeiro tumor, Chávez viveu o último ano entre Caracas e Havana, onde passou mais de 100 dias para se tratar.

Após se submeter a ciclos de quimioterapia, o presidente deu por superada a doença em outubro do ano passado, mas uma recorrência, em fevereiro deste ano, o levou de volta ao centro cirúrgico. Em 12 de maio, Chávez retornou de Cuba, onde concluiu o último ciclo de radioterapia para tratar a doença.

Primeira Edição © 2011