Médico dá dicas de como evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis

09/06/2012 14:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No próximo dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados e, para celebrar esta data tão especial, o ginecologista e obstetra defensor do parto humanizado (www.partosemmedo.com.br), Alberto Jorge Guimarães, preparou algumas dicas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e planejar a gravidez.

De acordo com o Dr. Alberto, o número de mulheres que engravidam sem estar preparadas para ter um filho é muito grande. “Infelizmente, as mulheres passam por essa situação após uma relação sem proteção e acabam mudando suas vidas para sempre. Para que não aconteça uma gravidez indesejada, é importante se prevenir com contraceptivos, como a pílula anticoncepcional, preservativos masculino ou feminino, adesivos cutâneos, implantes, contraceptivo injetável, DIU – dispositivo intrauterino – e, em caso de emergência, a pílula do dia seguinte. Todos os métodos devem ter orientação e acompanhamento medico. Além disso, é importante que se faça um planejamento familiar antes de escolher trazer umfilho ao mundo”, explica.

O médico lembra ainda que, independentemente da relação e do sentimento do casal, também é fundamentalusar preservativo (camisinha) para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DTS). Ele alerta que estas doenças, além do alto risco de disseminação, podem ocasionar graves danos à saúde. As consequências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS(HIV) e Hepatite.

Vale lembrar que a incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo consideradas um problema de Saúde Pública. Este aumento ocorre em consequência das baixas condições socioeconômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dosprofissionais de saúde e de educação e da falta de uma abordagem mais adequada, principalmente voltada para os jovens. Hoje, as DST estão entre as doenças mais comuns em todo o mundo.

Segundo Dr. Alberto, a maioria dasDSTs pode ser diagnosticada por um exame clínico realizado pelo médico, exames de sangue e culturas de secreções das áreas genitais, que identificam o agente causador da doença.

Prevenindo as DSTs:

Todas as pessoas que têm relações sexuais estão sob risco. Assim, alguns cuidados são importantes:

1. Escolha do parceiro(a) sexual
2. Se isso não for possível, eviterelações com pessoas portadoras de DSTs
3. Limite o número de parceiros(as) sexuais - quanto maior o número, maior o risco que você se contaminar ou disseminar uma infecção da qual você seja o portador
4. Procure por sinais de DSTs em seu parceiro(a) - verrugas, secreções, lesões de pele, etc.
5. Não tenha relações sexuais se você está em tratamento para uma DST
6. Use sempre a camisinha e tambémgel de lubrificação íntima, pois diminuem o risco de ruptura do preservativo
7. Use espermicida (nonoxinol-9) juntamente com as camisinhas - o espermicida pode ajudar a matar alguns dosgermes que causam as DSTs
8. Lave os genitais com água e sabão e urine logo após a relação sexual - isso podeajudar a limpar germes (caso existam), antes que eles tenham a chance de infectá-lo(a)

 

Primeira Edição © 2011