Carreira de programador de aplicativos atrai jovens e pode pagar até R$ 10 mil

Conheça a profissão e veja uma lista dos programas usados para criar softwares

08/06/2012 09:39

A- A+

R7

compartilhar:

A carreira de programador de aplicativos é nova, mas já está ganhando destaque entre jovens que buscam uma profissão dinâmica e com altos salários.

A princípio, qualquer um pode fazer um software. Não há pré-requisitos de escolaridade e nem tem que fazer faculdade para estar habilitado. É importante, entretanto, que a pessoa goste de lidar com computador e celular, e saiba configurar alguns programas.

De acordo com Lucas Longo, diretor da escola IAI (Instituto de Artes Interativas), que oferece cursos de criação de aplicativos para smartphones e tablets, um bom programador pode ganhar até R$ 10 mil por mês.

— O aplicativo pode ser feito por um programador de sistemas, que não precisa ter curso superior. Mas não basta saber códigos, também tem que entender de design e navegabilidade. As empresas querem um profissional múltiplo, que pense no desenho do aplicativo e na maneira como ele vai funcionar no celular.

Formado em ciências da computação há dez anos, Maurício Maia criou em 2011 o aplicativo Moove Taxi, que ajuda a chamar táxi pelo celular. Para Maia, é fácil ter uma ideia de aplicativo. O difícil é encontrar quem faça um bom programa.

— Muita gente tem uma ideia e acha que basta fazer o aplicativo para ele estourar. É importante que o programa funcione bem e não trave. Também ajuda se ele for bem divulgado, porque, com a quantidade de aplicativos que temos hoje, fica difícil saber o que é bom de verdade.

Maia diz acreditar que o treinamento é o melhor caminho para quem quer criar seu próprio software.

— Tem que começar com a programação básica, depois avançar para códigos mais complexos. Quem quiser se aprofundar pode procurar cursos específicos.

Mercado em ascensão

Para o coordenador do curso de design de games da Universidade Anhembi Morumbi, Delmar Galisi, o mercado de dispositivos móveis está em ascensão e é oportunidade para jovens que gostam de jogos e tecnologia.

— É desejável que o programador goste de jogar, mas não só isso. Ele precisa criar novas mecânicas de jogo, conhecer o contexto em que o game está inserido e as novas tecnologias digitais. E ser apaixonado pela área.

Segundo Galisi, 90% dos alunos do curso são rapazes que jogaram videogame a vida toda. Ainda assim, ele acredita que isso não é pré-requisito para começar na área.

— Também é importante gostar de cinema, história em quadrinhos, mitologia, antropologia e cultura brasileira.

Faça você mesmo

Pedro Franceschi tem apenas 15 anos e ainda não terminou a escola nem fez cursos específicos, mas já trabalha criando aplicativos.

— Comecei a programar quando tinha oito anos, assim que o iPhone foi lançado. Nunca fiz nenhum curso. Aprendi tudo que sei pelo Google.

O jovem, que adaptou o aplicativo Siri, do iPhone, para o português e criou um aplicativo para tablets, garante que ganha bem com os jogos.

— Minhas ideias vem de coisas que eu acho que poderiam existir em iPads e iPhones, mas não existem. São programas que eu acho que seriam interessantes e funcionais. Se você tem uma ideia excelente e boas pessoas para executá-la, é possível fazer bastante dinheiro desenvolvendo aplicativos. 

Primeira Edição © 2011