Supremo elege ministra Rosa Weber como substituta do TSE

06/06/2012 14:14

A- A+

Terra

compartilhar:

O Supremo Tribunal Federal elegeu nesta quarta-feira a ministra Rosa Weber para a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. Ela foi eleita como suplente depois que o ministro José Antonio Dias Toffoli foi efetivado como membro da corte, em 10 de maio, após o pedido de exoneração do ministro Enrique Ricardo Lewandowski.

Os ministros do STF ocupam a presidência e a vice-presidência do TSE, e têm também uma vaga efetiva na corte, funções hoje desempenhadas por Cármen Lúcia Antunes Rocha, Marco Aurélio e Dias Toffoli. Há dois suplentes. As outras quatro cadeiras são dividas igualmente entre ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Rosa Weber já faz parte do TSE como diretora da Escola Judiciária Eleitoral, que atua na formação em direito eleitoral e na conscientização política do cidadão, entre outas atividades. Gaúcha de Porto Alegre, ela se formou em Direito pela Universidade Federal do estado onde nasceu em 1971 e começou a carreira de magistrada em 1976, no Tribunal Regional do Trabalho. Tomou posse no STF em dezembro de 2011.

Primeira Edição © 2011