Agentes da SMTT fiscalizam uso dos cartões eletrônicos no transporte público

Desde o início da semana, cerca de 30 agentes de controle operacional percorrem linhas em Maceió para coibir mau uso do benefício

06/06/2012 12:38

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Desde a segunda-feira (04) os usuários do transporte público de Maceió que embarcam nos ônibus logo de cara se deparam com pelo menos dois agentes de controle operacional que trabalham na fiscalização de uso da gratuidade e dos descontos concedidos através dos cartões de passe.

Nesta quarta-feira (06) a reportagem do Primeira Edição flagrou o trabalho de três agentes que estavam no ônibus São Francisco, que fazia a linha 716 Clima Bom - Ponta Verde. Um deles fiscalizava o uso do cartão de gratuidade, benefício concedido a passageiros às pessoas com deficiência e idosos, que podem se locomover apresentando também a carteira de identidade aos motoristas.

O segundo agente acompanhava o trabalho feito pela cobradora. Após o registro do passe na máquina, o fiscal verificava se o passageiro estava utilizando seu próprio cartão. A fiscalização é uma tentativa de coibir o uso indevido do cartão de terceiros, além de outros problemas que o passe por ventura, venha apresentar. Em caso de flagrante de mau uso, o fiscal está habilitado de registrar um boletim, onde os dados contidos no cartão são anotados e posteriormente o benefício é cancelado.

Cerca de 30 agentes passaram por qualificação, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), responsável pela fiscalização em uma parceria feita com a Transpal.
 

Primeira Edição © 2011